Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

E Dalí tá chegando em SP...


Composição Surrealista com figuras invisíveis, 1936.

Salvador Dalí.

No dia 19 de outubro, entra em cartaz no Instituto Tomie Ohtake a retrospectiva de Salvador Dalí. A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, chega a São Paulo com novidades. Sete obras que não foram exibidas em terras cariocas, vão ser expostas na capital paulista. Dentre elas, está O espectro do sex-appeal (1934), obra, no qual Dalí aborda o temor pela sexualidade, e Homem com a cabeça cheia de nuvens, uma confissão do artista sobre a influência que René Magritte exerceu sobre ele.

Além das novidades, a exposição busca revelar outras faces do artista. “Queremos mostrar o Dalí surrealista, mas também o pintor que se antecipa ao seu tempo, que é audacioso, que defende a liberdade de imaginação do artista em sua própria criação”, afirma Montsé Aguer, curadora da exposição e diretora do Centro de Estudos Danilinianos da Fundação Gala Dalí.

Para a mostra, Aguer selecionou 24 pinturas, 15 fotografias, quatro filmes e 135 trabalhos, dentre desenhos e gravuras. Há ainda 40 documentos que revelam detalhes de sua vida e livros de sua biblioteca pessoal. O recorte temporal é extenso, as obras a serem exibidas foram produzidas no período de 1920-1989.

As telas Retrato de meu pai e casa de Es Llaner, de 1920, e Desnudo, de 1924, representam o início da carreira. A fase surrealista aparece com obras, como O Sentimento de Velocidade, de 1931, e Monumento imperial à mulher-menina, de 1929. Os filmes Cão andaluz e Idade do Ouro revelam aos visitantes as obras cinematográficas do artista e parceria com Luís Buñuel.

Sobre a importância da retrospectiva, Monstsé Aguer afirma: “Após a visita, todos entenderão sua importância como artista, não só no surrealismo, mas na história da arte. Isso significa uma importante ligação com a arte contemporânea, enquanto Dalí parte de uma profunda compreensão e respeito pela tradição”.

Instituto Tomie Ohtake - Av. Brig. Faria Lima, 201 - Pinheiros, São Paulo
terça a domingo: 11h às 20h..
Entrada gratuita.
19/10/2014 a 11/01/2015
 
http://www.obeijo.com.br/roteiro/museus__espacos_culturais/retrospectiva_de_salvador_dali_tera_mais_obras_em_sao_paulo_do_que_no_rio_de_janeiro_19102014