Cooperifa e Sarau do Binho no documentário Linhas Periféricas
Publicado em 25 de março de 2012 por Victoria Almeida
24 de março de 2012
Por: Jessica Balbino
Famosos por todo Brasil, os saraus realizados nas periferias de São Paulo tem despertado cada vez mais o interesse das pessoas, sejam elas periférias, elitizadas, adeptas ou não da literatura, estudantes, pesquisadores, documentaristas, jornalistas.
E neste meio tempo, os saraus da Cooperifa e do Binho, ambos na zona sul de São Paulo, foram filmados para o documentário “Linhas Periféricas”, feito por estudantes da faculdade Metodista, também da capital paulista.
Com 30 minutos de duração, o documentário mostra o Sarau do Binho, o início, o surgimento e as tradicionais cenas, dos poetas, ao microfone, declamando sua revolta, indignação, o seu amor, a sua cor e, como não poderia deixar de ser, a sua dor.
Na Cooperifa o mesmo acontece e as falas dos poetas, criadores e frequentadores dos saraus é complementada pela fala da acadêmica Heloísa Buarque de Hollanda, que tem grande proximidade com a literatura periférica, sendo, inclusive, curadora da coleção Tramas Urbanas, que já publicou 20 volumes sobre movimentos da periferia através da editora Aeroplano e que reforça, na visão dela, a proximidade entre o hip-hop e a literatura marginal.
O documentário torna-se, então, mais um documento audiovisual que registra a história da literatura marginal no país. Mais um capítulo escrito no livro do hip-hop.
Assista aqui: http://vimeo.com/38670633
*Via Rede Famaliá