A página tá bombando de eventos bem legais. Abril é um mês que fervilha, né, pra quem curte a cultura popular brasileiríssima?!!!
Linka lá: http://www.famalia.com.br/?cat=6
Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

sexta-feira, 30 de março de 2012
III PROCISSÃO DO FOGARÉU em 05/04 (quinta-feira) 23h – Guarulhos/SP
Publicado em 29 de março de 2012 por Marcelo Manzatti
A ‘Casa dos Cordéis’ o ‘IPC – Instituto Pro-cultura’, e, a ‘Cia Brancaleone de Teatro’ realizam este cortejo ‘sacro-folclórico-medieval’, que sairá da Casa dos Cordéis em 05/04 (quinta-feira santa) às 23h, indo até ao Santuário São Judas Tadeu onde haverá uma encenação teatral.
A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da Semana Santa na Espanha. É um traje de origem medieval. No Brasil, é realizado principalmente na cidade de Pirenópolis em Goiás.
Participam da organização e do cortejo a Comunidade do ‘Santuário São Judas Tadeu’, sob a direção do Padre Francisco e a Comunidade da ‘Paróquia Santa Cruz e N. S, Aparecida’, sob a direção do Padre Frizzo.
A Casa dos Cordéis fica na Av. Torres Tibagy, 90 – Gopouva – Guarulhos (próximo ao SAAE). Mais informações pelo tel: 2358.2011 das 13h às 19h, ou pelo tel. 2475.2064 das 14h às 22h.
Para assistir o vídeo (realizado em abril/2010), clique abaixo:
*Via Famaliá
KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA APRESENTA: DA BARRA FUNDA AO GLICÉRIO com Hélio Rubi e Renato Dias
Dia 15 de abril, a partir das 16h vai rolar samba de veia Paulistana.
Publicado em 29 de março de 2012 por Marcelo Manzatti
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Kiko Dinucci e Airton Santa Maria (Velha Guarda da Camisa Verde e Branco)
Os músicos Renato Dias e Hélio Rubi trazem a influência africanista oriunda dos bairros da Barra Funda e da Baixada do Glicério, locais onde surgiram os primeiros grupos carnavalescos de São Paulo, além dessa duas grandes agremiações lá surgiram o Grupo Zuavos em 1857, formado por pessoas que foram escravizadas e viviam na região do Glicério e o Grupo Barra Funda de 1914, que deu origem a Camisa Verde e Branco.
Neste show, além de composições próprias, serão apresentadas músicas de exaltação às duas escolas de outros autores da Velha Guarda e Vanguarda Paulista, como Coração Verde e Branco (Selito SD) Não é Mais Aquela (Edu Bata) Guarde a Sandália Dela (Sereno e Germano Matias), São Paulo Antigo (Doca), Sampa só Samba (Airton Santa Maria), Lavapés (Kiko Dinucci) entre outras.
SERVIÇO:
Dia 15/04/12 (domingo) – a partir das 16h
Centro Cultural Rio Verde
Rua Belmiro Braga, 181 – Vila Madalena
Entrada: R$ 20,00
R$ 15,00* enviando o nome para lista@kolombolo.org.br
*Enviar nomes até as 14h do dia do evento
Por Vera Lucia Dias
*Via Famaliá
Calendário de afro-eventos de abril/2012 – São Paulo/SP
RECONSTRUINDO
No ano de 2013 estaremos celebrando e comemorando 25 anos do advento da Campanha da Fraternidade do ano de 2008 – Povo Negro: Ouvi o clamor deste povo.
Esta CF foi a artífice que gerou as Pastorais Afro, disseminada por todo planeta.
Em nossas formações, temos comumente perguntado aos participantes quando no entender deles o povo negro vivenciou o cristianismo católico.
A resposta tem demonstrado que a catequese não segue ou obedece nenhum viés de gênero e/ou raça, e a invariavelmente que nós vivenciamos o cristianismo católico após a “descoberta” do Brasil.
A partir desta premissa, iremos nos próximos meses contar uma breve história que remonta a instituição do catolicismo, desde a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo, passando do mito de Alabê de Jerusalém, da conversão do Etíope, dos papas africanos, do exercito Núbio e sua participação nas cruzadas, nas Irmandades de Nossa Senhora do Rosário em solo africano como forma de evangelização e catequese e sua introdução no Brasil colônia.
CALENDÁRIO ABRIL
DIA 01 às 13H
44ª Homenagem a OXÓSSI e Caboclo TRANCA RUA
Coordenação: Primado do Brasil
Local: Centro Esportivo da Mooca
Rua Taquari n° 635 – Mooca – São Paulo
DIA 10 a 12
Colóquio Internacional Literatura e Diversidade Cultural:
Repensando a Lusofonia
Local: PUC/RS Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP: 90619-900 Auditório do Prédio 07 – FAMECOS, campus Central da PUCRS
Inscrições: www.pucrs.br/eventos/coloquiolusofonia
DIA 12 às 19H – Aula Inaugural
Curso de História das Culturas Africanas e Afrobrasileiras
Realização: Coordenadoria da Igualdade Racial & Secretaria Municipal de Educação
Carga horária: 40 horas
Local: Centro Educacional Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos – SP, 07112-000
Fone: (11) 2087-4160
Maiores informações: Centro de Referencia de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela
(11) 2304-7464 // 7189 (Jô)
DIA 13 a 15
5° ENCONTRO AFRO CRISTÃO
Tema: Dom de Deus e direito das populações negras e indígenas brasileiros
Coordenação: Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes – AA-AFRO
Local: UMESP – Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares n° 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP Fone: (11) 2464-2222
Inscrições: até o dia 10/04/2012 (em anexo)
FESTA DE SÃO BENEDITO *
Coordenação: Pastoral Afro Achiropita *
Tríduo: DIAS 12 e 13 às 19H e no DIA 14 às 18H *
DIA 15 – programação: *
08H – Café de São Benedito *
09H – Concentração no escadão da Rua 13 de Maio *
09H30 – Louvor das Congadas e das Irmandades *
10H – Procissão em direção à Igreja & Missa no Rito Romano Inculturado em Estilo Afrobrasileiro *
12H – Suculento almoço de São Benedito com apresentação das Congadas e grupos de animação Afro *
Local: Paróquia de Nossa Senhora Achiropita *
Rua 13 de maio n° 478 Bairro da Bela Vista – SP. *
DIA 16
Romaria festa de São Benedito em Aparecida
Coordenação: Pastoral Afro Jesus Adolescente
Inscrições: Paulo e Vera: 7681-6839
DIA 28 às 13H
3ª MARCHA DO AXÉ
Musica, dança, culinária, apresentação cultural
Local: Assembléia Legislativa – ALESP
Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo – SP – CEP 04097-900 – Parque do Ibirapuera
V Encontro Afrocristão -13 a15 de abril de 2012
Saúde: dom de Deus e direito das populações negras e indígenas brasileiras
Os Encontros Afrocristãos são realizados anualmente congraçando pessoas de diversos lugares e procedências em torno de temas relacionados ao grupo afrodescendente. O I Encontro Afrocristão foi uma iniciativa conjunta do Ministério de Ações Afirmativas da Igreja Metodista -AA-AFRO-3RE e do Grupo Identidade, da Faculdade EST – São Leopoldo-RJ, em 2008.
A partir do II Encontro Afrocristão outras parcerias vem se agregando na organização e suporte para a continuidade anual deste espaço negro cristão, aberto as todas as pessoas que queiram dialogar, refletir e conhecer as questões que envolvem a população afrobrasileira e o grupo negro dentro do segmento religioso evangélico.
Na íntegra:
Via Rede Famaliá
Oficina de Tambor de Crioula “Tambor pro Mestre” – Encontro 4 – São Paulo/SP
Publicado em 29 de março de 2012 por Marcelo Manzatti
19:00 até 22:00
Estudio Laban, Rua Doutor Cícero de Alencar 164 – Morro do Querosene
Coreiros e Coreiras… adiante com os nossos encontros. As Oficinas continuam…E a história se configura na proporção em que todos nos envolvermos de alguma forma com esse projeto. Mesmo os ausentes nos motivam mantendo a conexão e acompanhando o andamento; aos poucos vamos fortalecendo um núcleo do “Tambor pro Mestre”, e quem for chegando vai somando, lenha nessa fogueira, que o “Tambor pro Mestre” é todo nosso!
Conforme o programado, no Encontro 3, demos um espaço maior ao tempo das Marchas, para um maior entrosamento entre Toadas, o toque dos tambores e a dança. Foi bom por nos depararmos com as dificuldades de todos, e percebermos que o estudo exige dedicação, a assimilação é gradativa, o progresso, lento, porém, perceptível entre os participantes. O Tambor de Crioula, com toda sua magia, é a perfeita combinação do simples e o complexo, contudo nos encanta e seduz a todos que experimentarem um bocadinho, a querer sempre mais. Três horas de oficina tem sido pouco, o tempo passa rápido, quando a gente começa engrenar, termina. Beleza…é assim mesmo, e como se diz no Maranhão, Tambor bom é Tambor que amanhece.
A ideia é podermos contar com a presença de convidados especiais (pessoas que já estão integradas a história do Tambor de Crioula em São Paulo e Maranhão, entre tocadores, cantadores e coreiras) para enriquecermos o processo e intensificar a nossa vivência. Para o Encontro 4, temos uma linda coreira de Mestre Felipe, a “Samme Sraya”…Coreirinhas…não percam!!! E para os Coreiros, temos a participação também especial dos meninos bons: Ariel Coelho (da nova geração de tocadores, exemplo do fruto da história que vivemos aqui) e Vitor Eduardo, descendente de maranhenses com tradição do “Tambor de Mina” na família.
E assim vamos tocando de acordo com o andar da carruagem, com toda perseverança, amor e carinho, fazer ecoar os tambores no astral pra alegrar nosso amado “Mestre Irineu”.
E mesmo que esporadicamente, meus irmãos e minhas irmãs, venham participar da nossa brincadeira e devoção.
Lembrando que já temos uma data de apresentação, no Reino do Sol, na ocasião do “Forro com Daime”, em 16 de junho, e uma outra em processo de acertos para a “Festa do Renascer do Boi”, no dia 21 de abril. Para essa festa, a importância maior está no fato de podermos nos aproximar do povo daqui do Morro do Querosene que desenrola essa história aqui em São Paulo, e de outras pessoas, também engajadas, que são atraídas pela festa.
Quanto a taxa de participação, estamos propondo um abatimento aos que já estão consolidando compromisso com o trabalho para 20 Reais por encontro, 40 por casal, e 30 aos que frequentarem esporadicamente.
Independente do proposto, continuamos abertos aos acertos e ajustes nos combinados conforme o caso de cada um.
Homens e Mulheres, continuem alimentando esse Coreiro e essa Coreira que está nascendo, sempre que possível, procurem reforçar os estudos vendo e ouvindo outros “Tambores”, conhecendo outros “Mestres”, tudo soma.
Gratidão a tudo e a todos que apoiam esse projeto.
Dúvidas e sugestões, pelo Facebook ou liguem pra mim no 37269456, Tim 8727 4747, Vivo 6413 3762 e Claro 7661 5240.
Por favor confirmem suas presenças para melhor organização, e mulheres não esqueçam das saias rodadas.
E.. Viva São Benedito!…Viva!!!!
Viva o Mestre Irineu!…Viva!!!
Viva nossa união!…Viva!!!
Produção Geral: Lucilene Moreira
Organização e Direção: Lucilene Moreira e Pedro Alfazema
Assistente de Organização das Oficinas: Naiá Momenson
Apoio: Estudio Laban, Céu da Lua Cheia e Reino do Sol
*Via Famaliá
(Isso deve ser muito bom! Deu vontade!!!)
Grupo Palhaços em Rede
Publicado em 29 de março de 2012 por Marcelo Manzatti
Queridos integrantes do programa Palhaços em Rede,
Estamos inaugurando um espaço para mais um encontro: o virtual. Trata-se do Grupo Palhaços em Rede dos Doutores da Alegria no Facebook.
O programa Palhaços em Rede, lançado pelos Doutores da Alegria em 2007, tem como objetivo articular uma rede de relacionamento e cooperação, gerando impacto efetivo no trabalho dos diferentes grupos e indivíduos que utilizam a figura do palhaço para atuar periodicamente com crianças e adultos em hospitais.
Nos últimos anos trocamos saberes no fórum do site www.palhacosemrede.org.br.
Hoje acreditamos que o espaço que o Facebook abre pode agregar mais pessoas e nos dar um contato mais próximo, mais constante.
O espaço é aberto somente àqueles que estão cadastrados na rede.
Para entrar no Grupo Palhaços em Rede
Acesse http://www.facebook.com/groups/345341095508225;
Clique em “Solicitar participação no grupo”;
Aguarde que o administrador do Grupo aprove a sua solicitação;
Divirta-se!
Doutores da Alegria administra o Grupo, mas o conteúdo é coletivo. Sejam bem-vindos!
*Via Famaliá
ENCONTRO PRÉ – MARCHA DO AXÉ – Venha participar da organização – São Paulo/SP
Publicado em 29 de março de 2012 por Marcelo Manzatti
LOCAL: Av. Tiradentes 1290 – Metro Armênia – Em cima do banco Bradesco
DATA: 31 DE MARÇO DE 2012 ÀS 9H.
INF: (11) 3453-6175 / 5599-4673
apoio@marchadoaxe.com.br
Queremos realizar um grande manifesto contra a Marginalização e Exclusão social que sofremos por conta do racismo, preconceito e exclusão social promovida contra todos nós. E para cumprir com nosso compromisso de fazer deste evento uma atividade pró-coletivo, onde todos tenham a mesma oportunidade e possam dar suas sugestão e opinar, assim como saber antecipadamente como participar e ajudar da melhor forma possível, vamos realizar o ENCONTRO PRÉ MARCHA DO AXÉ.
Neste encontro estamos entrando em contato com as Lideranças Religiosas, Religiosos e os Responsáveis pelas Instituições Administrativas e também com Grupos Culturais (Dança, Curimba e Musical) para participarem do Encontro Pré – Marcha a ser realizado no próximo dia 31 de Março 2012 às 9h.
Este encontro tem por finalidade apresentar a programação e o formato do evento, assim como, ouvir sugestões e adesão para compor o grupo de Coordenação e Controle. Estaremos também realizando a organização e programação das apresentações, fala e toda sequencia do evento.
Acredite! É importante, que você venha participar e convide outros dirigentes ou pessoas interessadas em ajudar a construir este momento histórico para todos nós.
INF: (11) 3453-6175 / 5599-4673
apoio@marchadoaxe.com.br
*Via Famaliá
VII SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
Prezados Amigos,
Segue o convite para as atividades da VII Semana dos Povos Indígenas em São Bernardo do Campo. Programação realizada pela Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo, com o objetivo de criar um espaço onde a cultura, as crenças, o modo de viver e os problemas que afetam as comunidades indígenas possam ser debatidos coletivamente.
Neste ano de 2012, o seu conjunto de palestras traz como temática os conflitos gerados pelo direito de posse de terras tradicionais pelos indígenas brasileiros, com especial enfoque na Questão Guarani.
Serviço de Memória e Acervo.
Alameda Glória nº 197, Centro.
Tel. 4125-5577.
Serão fornecidos certificados de participação para todas as atividades.
Inscrições antecipadas através do email palestrasedebates@gmail.com
Fone 4336-8238 e 4336-8239.
Atenciosamente,
Seção de Difusão Artística e Cultural.
Ciclo de Palestras e Debates:
18/04 às 20h Palestra: “A Guerra dos Bárbaros – Povos Indígenas e a Colonização do Sertão”
A expansão da fronteira colonial na América portuguesa no século XVII criou zonas de conflito com as populações autóctones. No norte do Estado do Brasil a zona da pecuária no sertão tornou-se ponto de convergência dos conflitos resultantes da expansão colonial, especialmente entre os colonos luso-portugueses e os povos indígenas. A Guerra dos Bárbaros, como ficou conhecida a série de conflitos que ocorreu entre 1651 e 1704, será minuciosamente analisada nesta palestra.
Convidado: Prof. Dr. Pedro Puntoni (Depto de História / Universidade de São Paulo USP)
19/04 às 20h Palestra: A Experiência Brasileira nas Missões Jesuíticas
Trata-se de mostrar como o projeto das aldeias foi um processo lento, que trouxe como resultado para a Companhia de Jesus uma mudança na percepção e sentido das suas próprias Constituições, como decorrência do contato com os indígenas e, por outro lado, acabaria influenciando fortemente as missões Guarani do Guairá.
Convidado: Prof. Dr. Rafael Ruiz (Depto de História / Universidade Federal do Estado de São Paulo UNIFESP / Guarulhos)
20/04 às 19h Palestra: Povos Guarani e Fotografia
Direcionado ao público de educadores, fotógrafos e interessados em geral, o objetivo desta palestra é apresentar, a partir da experiência e vivência junto aos Povos Guaranis do fotógrafo e indigenista Paulo Porto Borges, os fundamentos da antropologia visual e sua aplicação no registro fotográfico da realidade social e das lutas pela manutenção identitária e da posse de terra dos Povos Guarani do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Convidado: Prof. Dr. Paulo Porto Borges (Depto de Pedagogia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE / Cascavel, PR)
21/04 Visita Monitorada a Aldeia Indígena Guarani Krukutu:
O objetivo desta atividade é propiciar ao visitante o conhecimento dos vários aspectos da vida social e cultura tradicional da comunidade indígena Guarani Krukutu, sua língua, costumes, produção literária e artesanato. O passeio inclui, ainda, em seu roteiro uma visita ao Museu, Casa de Reza, Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e ao viveiro de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.
Local de Saída e Chegada: Serviço de Memória e Acervo.
Alameda Glória nº 197, Centro.
Tel. 4125-5577.
Horário de Saída: 8h.
Horário Previsto de Chegada: 16h.
Vagas Limitadas: 40 pessoas.
Haverá a disponibilidade de ônibus do local de saída até a Aldeia Krukutu.
*Via Famaliá
Recomendação das Almas no Quilombo Pedro Cubas
Publicado em 29 de março de 2012 por Marcelo Manzatti
Esse ano os Quilombos Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima recebem visitantes para a Recomendação das Almas, celebração rara e de grande importância para o patrimônio cultural da região
A procissão noturna realizada durante a quaresma, para “recomendar” ao céu as almas dos mortos, vai acontecer no dia 6 de abril no Quilombo Pedro Cubas, em Eldorado/SP. A Recomendação das Almas, que já foi realizada em vários quilombos do Vale do Ribeira, está cada vez mais rara. Por isso, o grupo que realiza a cerimônia decidiu fortalecer e divulgar a celebração convidando interessados a acompanhar a cerimônia dentro do território quilombola.
A Recomendação das Almas, procissão noturna que percorre mais de 20 km, é parte do patrimônio cultural quilombola, cuja tradição é mantida pela comunidade de Pedro Cubas, em Eldorado, no Vale do Ribeira. A equipe do ISA registrou a manifestação cultural.
Todos os anos, durante a semana santa, na virada da noite da sexta-feira da paixão para o sábado de aleluia, o cortejo fúnebre conhecido como Recomendação das Almas, sai do quilombo de Pedro Cubas, única comunidade quilombola da região que ainda pratica o ritual, e percorre um trecho de mais de 20 quilômetros entoando cânticos e orações. Foi assim na madrugada do sábado de aleluia, no último dia 4 de abril.
“Bendito louvado seja
Da morte paixão de Cristo
Acordai irmão das almas
Acordai se estão dormindo”
(Oração cantada da Recomendação das Almas em Pedro Cubas)
*Na íntegra:
Via Famaliá
VII RODA DE HISTÓRIAS - A Casa Delas
Para inaugurar a Casa da História, nova sede d’As Meninas do Conto, vamos ocupar seus espaços, de maneira itinerante, ouvindo as histórias por vozes e corpos femininos. Lançar sementes, junto com vocês, para que nosso espaço floresça. Passear pelos espaços para habitar a casa delas, a nossa casa.
EVENTO GRATUITO
PROJETO 15 ANOS DE HISTÓRIAS
Venha ouvir e contar histórias junto com a gente!
Abriremos a Roda para quem quiser contar histórias de até três minutos.
Narração de Histórias com nossos convidados especiais, Cia Conto em Cantos e Silvia Suzy, do Grupo As Meninas do Conto
Participação de Erika Moura e Tarina Quelho
Duas mulheres uma Dança um Circuito um Passeio. Abrir caminhos na história da Casa. Imagens e fluxos de movimento e pausa.Trilha e Composições. Dançar o espaço... a CASA
Quando? Dia 06 de abril às 20hrs
Onde? Casa da História – R. Tonelero, 912, Lapa
Lugares limitados!
Faixa Etária: LIVRE
Confirme sua presença através do e-mail:
ou
Mais informações: 3868-4598 / 3803-9113 – Andréa ou Regiane
www.meninasdoconto.com.br / facebook As Meninas do Conto
Este evento faz parte do projeto 15 ANOS DE HISTÓRIA, contemplado pela 18ª edição da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.
A cia. Conto em Cantos nasceu a partir de uma vontade comum de levar o potencial transformador da vivência teatral e da narração de histórias para os mais diversos lugares.
A companhia iniciou suas atividades em 2005 com as atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder. Desde então realizou apresentações em festivais, bibliotecas, centros culturais nos estados de SP, AM e PE.
Em 2010 e 2011 participou do Viagem Literária contando histórias em cidades no interior de SP. Em seu último espetáculo de teatro, Amazônia Adentro, recebeu 7 indicações ao prêmio Coca-Cola/Femsa em 2010 e foi premiado como Melhor Espetáculo para platéia infanto-juvenil 2010 pela CPT.
*Repassando via Rede Cultura Infância
Profissionais com experiência comprovada em Coordenação Pedagógica junto à Exposição de Artes.
Atividades a serem desenvolvidas:
* Elaborar material apostilado sobre o conteúdo expositivo;
* Organizar cronograma diário de capacitação, com temas sobre: educação não formal, mediação, atendimento ao público com deficiência e temáticas ligadas à exposição;
* Ministrar a capacitação/treinamento junto a Arte-Educadores, Supervisores e Convidados;
* Supervisionar semanalmente equipe de arte-educadores.
Local de trabalho: cidade de São Paulo
Período de trabalho: de abril a julho 2012
Interessados, enviar currículo somente por e-mail
Grato,
Marcos Marsulo
Estação História
Repassando via RAC - SP
OFICINA COM GUILLERMO HERAS
Como parte das atividades da VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, o dramaturgo e diretor espanhol, Guillermo Heras, ministrará uma oficina teórica sobre "As Linhas e Tendência da Encenação Teatral Contemporânea", nos dias 25, 26 e 27/04, das 9:30 às 12:30h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
As inscrições poderão ser feitas na Oswald, na Rua Três Rios, 363 (11-3221-5558 / 3221-4704), de segunda à sexta, das 9 às 22h e aos sábados das 10 às 18h, entre 02 e 17/04.
Serão 20 vagas e os candidatos deverão apresentar carta de interesse (no máximo 20 linhas) e currículo resumido (máximo de 10 linhas) no ato da inscrição.
Saiba mais sobre Guillermo Heras e sobre a proposta da oficina clicando aqui.
Repassando via CPT
quinta-feira, 29 de março de 2012
#fechou#
Figurinos, primeira prova:
A D. Gerusa arrasou!!! HISTÓRIAS BEM CONTADAS, logo menos!
E hoje vou usar pela segunda vez o sapato (maravilhoso) da personagem, torcendo pra que ele seja bem generoso com meus pezinhos 33!!!
*Da Boneca, by Carina Gotardelo.
Seleção de projetos de teatro para montagem: Bahia
TCA. NÚCLEO - EDITAL DE MONTAGEM DE ESPETÁCULO TEATRAL
Inscrições: De 22 de março a 07 de maio de 2012
Edital aqui:
Att,
Renata Benevento Bertelli
R2B Produções Culturais
Gestora e Administradora Cultural
*Via Rede Cultura Infancia
PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012
Estão abertas as inscrições, até 20 de abril de 2012, do PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012 para os espaços expositivos da Funarte nas cidades de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte.
Para ler os editais acesse o link:
Renata Benevento Bertelli
R2B Produções Culturais
Gestora e Administradora Cultural
*Via Rede Cultura Infancia
Prêmio Portugal Telecom comemora 10 anos com reformulação das categorias e aumento do Prêmio
O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa comemora 10 anos em 2012 e reformulou o seu regulamento, passando a premiar três categorias: Romance, Poesia e Conto/Crônica. A avaliação dos livros concorrentes por categorias privilegia e promove a diversidade dos gêneros literários já que, ressaltando as modalidades textuais pertencentes a cada um deles, valoriza suas características singulares e amplia a visão comum a respeito da literatura lusófona. Nem por isso, deixa de distinguir um grande vencedor, com a escolha, simultânea e entre os três ganhadores, do Grande Prêmio de 2012.
O Valor distribuído em prêmios também aumentou passando do total de R$ 150 mil para R$ 200 mil, dividido da seguinte forma:
Premiação
Prêmio Portugal Telecom Romance = R$ 50 mil reais
Prêmio Portugal Telecom Poesia = R$ 50 mil reais
Prêmio Portugal Telecom Conto ou Crônica = R$ 50 mil reais
Grande Prêmio Portugal Telecom 2012 = + R$ 50 mil reais
As inscrições começam dia 3 de Março, terminam no dia 25 do mesmo mês e serão feitas no site www.premioportugaltelecom.com.br. Editores e/ou escritores poderão inscrever livros brasileiros com primeira edição no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011. Os livros de outros países lusófonos devem ter a 1ª edição publicada no país de origem entre 1º de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2011 e terem sido publicados no Brasil em 2011.
Att,
Renata Benevento Bertelli
R2B Produções Culturais
Gestora e Administradora Cultural
Via Rede Cultura Infancia
segunda-feira, 26 de março de 2012
27 de março – Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo – Ato em Denúncia dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Teatro em Luta
Publicado em 25 de março de 2012 por Victoria Almeida
Apropriaremos-nos do formato da Escola de Samba pra sair às ruas de São Paulo num ato que mescla “Festa e Denúncia”.
O Ato terá inicio às 12h no Teatro Municipal de São Paulo e na seqüência ganhará às ruas em Cortejo para dialogar com a população que receberá a Carta Denúncia.
Na Comissão de frente teremos a figura da MADRINHA LADY ROUANET acompanhada de seus serviçais e cortejada pelas Secretarias e Ministério da Cultura.
AOS GRUPOS DE TEATRO SOLICITAMOS:
- Chegar ao Teatro Municipal pontualmente ao meio dia para organizarmos as ALAS.
- Se possível escolher alguns músicos do grupo pra fazer parte da ALA dos Músicos (Bateria), pois os mesmos irão compor e ensaiar o repertório do Cortejo em frente ao Teatro Municipal em espaço aberto. Cada coletivo se comprometerá de trazer os seus instrumentos. (a idéia é usarmos o repertório dos nossos espetáculos).
- Cada grupo ficará responsável pela sua atuação, produção e performance no trajeto, é importante termos a devida organização pra que cada ALA seja bem vista. Não necessariamente precisa fazer alguma apresentação, se quiser pode apenas cantar as músicas que serão propostas e distribuir a Carta Denúncia.
- Pedimos que venham caracterizado(a)s com figurinos de seus espetáculos, maquiagem, estandartes e mega-fones.
- Cada grupo escolhe um responsável pra organizar a distância entre uma ala e outra.
AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÕES SOLICITAMOS:
- Presença dos companheiros(a)s pra endossar a luta.
- E que se distribuam nas ALAS que serão formadas.
No dia formaremos as ALAS “DAS PLACAS” (que cobram uma política estruturante), “DOS MORTOS DO TEATRO”, assim como podem organizar uma ALA que quiser trazer pro Cortejo.
Durante o cortejo pelas ruas teremos algumas paradas específicas pra repudiar a falta de politica de continuidade nas 3 esferas governamentais (SERÃO REALIZADAS ALGUMAS AÇÕES DE GRANDE IMPACTO).
Favor repassar o convite aos amigo(a)s.
MOVIMENTO DE TEATRO DE GRUPO DE SÃO PAULO
*Meu coração estará lá, mas eu estarei em JEIF...
Porém, às 15h... Nada me impede de fazer um ato solo no meu trabalho!
Me aguarde!
Documentário sobre saraus de São Paulo mostra os bastidores destes dois saraus da zona sul da cidade
Cooperifa e Sarau do Binho no documentário Linhas Periféricas
Publicado em 25 de março de 2012 por Victoria Almeida
24 de março de 2012
Por: Jessica Balbino
Famosos por todo Brasil, os saraus realizados nas periferias de São Paulo tem despertado cada vez mais o interesse das pessoas, sejam elas periférias, elitizadas, adeptas ou não da literatura, estudantes, pesquisadores, documentaristas, jornalistas.
E neste meio tempo, os saraus da Cooperifa e do Binho, ambos na zona sul de São Paulo, foram filmados para o documentário “Linhas Periféricas”, feito por estudantes da faculdade Metodista, também da capital paulista.
Com 30 minutos de duração, o documentário mostra o Sarau do Binho, o início, o surgimento e as tradicionais cenas, dos poetas, ao microfone, declamando sua revolta, indignação, o seu amor, a sua cor e, como não poderia deixar de ser, a sua dor.
Na Cooperifa o mesmo acontece e as falas dos poetas, criadores e frequentadores dos saraus é complementada pela fala da acadêmica Heloísa Buarque de Hollanda, que tem grande proximidade com a literatura periférica, sendo, inclusive, curadora da coleção Tramas Urbanas, que já publicou 20 volumes sobre movimentos da periferia através da editora Aeroplano e que reforça, na visão dela, a proximidade entre o hip-hop e a literatura marginal.
O documentário torna-se, então, mais um documento audiovisual que registra a história da literatura marginal no país. Mais um capítulo escrito no livro do hip-hop.
Assista aqui: http://vimeo.com/38670633
*Via Rede Famaliá
quinta-feira, 22 de março de 2012
Macunaíma e o diálogo com a Semana de 1922 – São Paulo/SP
Debate Cedem/Unesp
Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna, o tema: Macunaíma e o diálogo com a Semana de 1922, será o centro do debate no próximo dia 29 de março, quinta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP. O livro Macunaíma (O herói sem nenhum caráter), de Mário de Andrade, um dos fundadores do modernismo e principal organizador da Semana de Arte Moderna de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Evento este que influenciou Mário e outros artistas que participaram da Semana, a criarem novas concepções estéticas para a arte brasileira, algo fora do academicismo tradicional, algo contemporâneo.
Buscando cada vez mais as origens brasileiras, em março de 1924, Oswald de Andradepública no Correio da Manhã o Manifesto Pau-Brasil, em que expressa à necessidade de buscar na miscigenação da raça brasileira uma nova perspectiva artística. Mas só em 1928, com o Manifesto Antropofágico (também de autoria de Oswald) que fica evidente o repúdio às normas tradicionais e ultrapassadas, que impunham os padrões acadêmicos para a arte, e assim, adentrar as origens da cultura brasileira. Como Oswald diz nesse Manifesto: “Antes dos Portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade”.
Segundo Antônio Cândido, em Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária (7ª Ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985), Macunaíma é “a obra central e mais característica do movimento modernista, podendo encontrar nela um verdadeiro compêndio das lendas dos índios, dos ditos populares, dos sincretismos religiosos, dos vários regionalismos brasileiros; tudo isso desenvolvido com uma sátira popular peculiar, em que parodia as formas acadêmicas e as “importadas” da Europa. Mario de Andrade mergulhou no primitivismo dos povos indígenas e na cultura das demais raças que originaram o Brasil (Maria Luiza Camara de Camargo – bolsista da UNESP).
Expositor
Luiz Antonio Amaral
Graduação em Letras – UNESP
Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa – UNESP e Doutorado em Letras – USP
Vice-Diretor e Professor da UNESP – Campus de Araraquara
Debatedores
Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Graduação em Letras – UFPR
Mestrado em Letras – USP e Doutorado em Letras – PUC/RJ
Professora da UNESP – Campus de Araraquara
Omar Khouri
Graduação em História – USP
Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica – PUC/SP
Livre Docente em Teoria e Crítica da Arte – Instituto de Artes da UNESP
Mediador
Oscar D´Ambrósio
Mestre em Artes – Instituto de Artes da UNESP
Crítico de Arte, Escritor, Jornalista
Coordenador de Imprensa da Reitoria – UNESP
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário: 29 de março de 2012 (quinta-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP – Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108- 1º andar, esquina c/ Rua Benjamin Constant (metrô Sé)
(11) 3105 – 9903-www.cedem.unesp.br
*Publicado em 22 de março de 2012 por Victoria Almeida
Via Agenda Famaliá
Emicida comanda “batalha” de rappers onde plateia escolhe vencedor – São Paulo/SP
Fonte: Folha online
Ogi (foto) participa de "batalha de MC's" neste domingo (18); evento integra mês do hip-hop no Centro Cultural da Juventude, em SP
O rapper Emicida comanda uma disputa entre rappers neste domingo (18), às 16h, em apresentação gratuita próxima da estação Santana do Metrô (zona norte de São Paulo).
Promovido pelo Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), o projeto “CCJ Itinerante” coloca lado a lado os rappers Ogi e Flow MC. O instrumental fica a cargo do DJ Nyack.
Nas chamadas “batalhas de MC’s”, os rappers improvisam diante da plateia, que escolhe um vencedor.
O evento integra as celebrações do mês do hip-hop, em março, ao encontro da “semana do hip-hop”, instituída por lei municipal em São Paulo.
Criolo e Lívia Cruz já subiram ao palco do CCJ, que ainda trará nomes como Mano Brown, Dexter e o veteraníssimo Ndee Naldinho.
Agenda Famaliá
quarta-feira, 21 de março de 2012
LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO DE ELIANE POTIGUARA
Pela EDITORA MUNDO MIRIM, será lançado o novo livro de ELIANE POTIGUARA "O COCO QUE GUARDAVA A NOITE".
Se agendem com antecedência e levem seus filhos! "O COCO QUE GUARDAVA A NOITE" tem ilustrações de Suryara Bernardi.
Será dia 23 de Abril às 11h, 2ª FEIRA na FNLIJ (Feira Nacional do Livro Infanto Juvenil) na Biblioteca, no Espaço Sul América, Estação de Metrô Estácio ao lado da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O INBRAPI / NEARIN, Núcleo de Escritores e Artistas indígenas, coordenado por Daniel Munduruku e Cristino Wapixana entre outros escritores estarão conosco! Participem!
EMBAIXADORA DA PAZ - CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSASEURS DE LA PAIX" SUISSE/FRANCE, na FRANÇA.
Indicada em 2005 ao Prêmio Nobel da Paz e fellow da ASHOKA e REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS
E-mail: elianepotiguara@uol.com.br
*Via Rede Cultura Infância
Editais SESI Santo André
O SESI Santo André inicia inscrições para o edital local de seleção de projetos culturais, de 20/2 a 20/3. O edital está no site do SESI Santo André.
Mais informações pelo fone (11) 4996-8633.
Atenciosamente,
Renata Benevento Bertelli
R2B Produções Culturais
Gestora e Administradora Cultural
Via Rede Cultura Infância
Prorrogação de inscrições para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos mais importantes festivais do segmento no Brasil, prorroga por mais uma semana o período de inscrições de filmes. Os interessados em participar do evento têm até o dia 26 de março para fazer suas inscrições. A 11ª edição do evento ocorre de 29 de junho a 15 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, em Florianópolis (SC) e pela primeira vez nos 293 municípios catarinenses.
Podem participar da seleção, produções nacionais de todos os gêneros e formatos, direcionadas ao público infanto-juvenil e inéditas em Santa Catarina. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.mostradecinemainfantil.com.br.
A novidade é que todo o processo é online, inclusive o envio dos filmes. O passo a passo está explicado no site. As obras selecionadas serão divulgadas em maio. O Melhor Filme eleito pelo Júri Oficial e o Melhor Filme escolhido pelo público infantil receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de 10 mil reais, cada um.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma realização da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada.
Boletim Eletrônico da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Produção: Assessoria de Imprensa da Mostra.
Acompanhe a Mostra nas redes sociais:
Via Rede Cultura Infância
O Colóquio Internacional – Culturas Jovens: Afro-Brasil América
O Colóquio Internacional – Culturas Jovens: Afro-Brasil América pretende instaurar um espaço de debate sobre as culturas jovens urbanas, com ênfase na pedagogia crítica e “indignada” do Hip-hop.
Acontecerá entre os dias 10 e 13 de abril de 2012, das 10h da manhã às 21h30 da noite, em três locais: no Sesc Pinheiros, na Uninove e na Faculdade de Educação da USP, na cidade de São Paulo.
O Hip-hop, com seu apelo universal, cada vez mais marcado pelo policulturalismo e pelo hibridismo, vem exercendo um papel essencial na formação dos jovens, auxiliando-os a compreender o mundo em que vivem e exigir um espaço cultural de denúncia para a juventude da periferia.
Caudatário de uma longa e extensa luta política dos afro-americanos pelos direitos civis e de afirmação étnica do movimento Black Power, o Hip-hop inaugura uma nova forma de militância, com ênfase na dimensão cultural, culminando em um movimento multinacional e agregador no mundo inteiro. Instaura-se assim uma forma de comunicação entre culturas distintas.
No Rap brasileiro, a menção aos quilombos, por exemplo, põe em ação o que Béthune (2003) chamou de telescopia histórica: atualizar no presente um clamor do passado, ou seja, o desejo de liberdade e de reconhecimento. Esse desejo e necessidade de reconhecimento da juventude excluída do mundo global se traduzem no caráter crítico-destrutivo das letras dos Raps e no caráter afirmativo de suas reivindicações dos pontos de vista étnico e social, como forma de denúncia das desigualdades sócio-culturais, bem como pela exigência de tudo aquilo que vem sendo negado ao povo brasileiro, particularmente aos afro-descendentes. Enquanto fenômeno da cultura, em sua intersecção local com a ordem mundial, o Hip-hop permite ressignificar identidade, cultura e territorialidade dos renegados desse mundo globalizado.
O Colóquio Internacional – Culturas Jovens: Afro-Brasil América é aberto a todos os públicos, e mais diretamente voltado a pesquisadores, professores e educadores, artistas e militantes, voltados para o estudo e o incremento das culturas jovens urbanas, e do Hip hop em particular.
O evento contará com a apresentação de trabalhos científicos de professores convidados dos Estados Unidos, Brasil e França, discussões e apresentações de artistas brasileiros e americanos, além de espaço para os participantes apresentarem seus trabalhos e reflexões sobre as culturas jovens urbanas, acompanhando os três Eixos do Colóquio:
1º dia: O Hip-hop: Cultura jovem, história e resistência
2º dia: Formação, identidade cultural e musicalidade
3º dia: Telescopia histórica: cultura afro-popular e movimento negro
Nos dois primeiros dias, 10 e 11 de abril, as atividades do Colóquio Internacional – Culturas Jovens: Afro-Brasil América acontecerão na teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros. No terceiro dia, 12 de abril, as atividades terão lugar na Uninove, unidade Barra Funda. No quarto dia, voltado especificamente à apresentação de trabalhos dos participantes, o evento acontecerá nas dependências da Faculdade de Educação da USP, na Cidade Universitária, Butantã.
As inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o dia 10 de abril.
As inscrições para os participantes que desejam inscrever trabalhos estão abertas, no site do evento, até o dia 09 de março: www.culturasjovens.fe.usp.br
O Colóquio Internacional – Culturas Jovens: Afro-Brasil América conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP; da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES; da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP; do Sesc Pinheiros; e da Universidade Nove de Julho – Uninove.
*Via Rede Cultura Infância
Editais de março - Arte e Cultura
CORREIO CULTURAL PRORROGA INSCRIÇÕES DE PROJETOS
Os Correios prorrogam ate dia 21 de março as inscrições para projetos culturais a serem patrocinados nas áreas de Artes Cenicas, Audiovisual, Musica, Humanidades, Artes Visuais, Artes Integradas. O Correio firmou uma parceria com o MINC atraves da SEFIC – Secretaria de Financiamento de Incentivos Culturais para agilizar os projetos que forem aprovados em seus editais a fim de receber aprovação para captação de incentivos fiscais. Para inscrever o projeto nos Correios não necessita ter inscrição na Lei Rouanet, porém fica a critério dos Correios em exigir dos projetos a inscrição no MINC após aprovação no edital.
O presente edital poderá ser inscrito por proponentes pessoa juridica. Os Correios não aceita proponentes pessoas físicas.
Veja o regulamento completo clicando AQUI
FUNARTE ABRE EDITAIS
Prêmio Funarte de Composição Clássica
Visando à seleção de 30 composições inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, que terão estreia mundial na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a se realizar em outubro de 2013. Inscrições devem ser enviadas, juntamente com a documentação e as obras, via Sedex, para a Rua da Imprensa, nº 16, sala 1308, CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ. Os participantes poderão concorrer com até duas criações, mas apenas uma será premiada.
Até 28 de Setembro de 2012
Informações acessem AQUI
Editais de Ocupação de Salas Funarte – Música
Todas as pessoas jurídicas privadas, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em ocupar os espaços Funarte em três capitais e no Distrito Federal.
Os proponentes terão que comprovar experiência de, no mínimo, três anos na produção de espetáculos e eventos musicais. As iniciativas contempladas ocuparão as salas Cássia Eller em Brasília, Sidney Miller, no Rio de Janeiro, Guiomar Novaes, em São Paulo, e Galpão 1 da Funarte/MG, em Belo Horizonte.
Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues
Em comemoração ao aniversário de cem anos de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues a FUNARTE está lançando o edital Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues – 100 Anos do Anjo Pornográfico. Os valores dos prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 110 mil, de acordo com os números de personagens dos espetáculos, e o montante é de R$ 1,3 milhão. Estão habilitados a participar como proponentes os artistas, produtores culturais, companhias e grupos teatrais, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.
Acesse edital AQUI
Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas (produtores, músicos ou representantes de grupos musicais) e pessoas jurídicas (empresas ou instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural).
Até 19 de março de 2012
Informações acesse AQUI
Edital Ancine de coprodução Brasil-Uruguai
O concurso se alinha ao Protocolo de Cooperação celebrado em 2010, entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai – ICAU e a ANCINE. Ao mesmo tempo, acontece concurso similar no Uruguai, a cargo do ICAU, destinado a apoiar um projeto apresentado por produtora local que participe do projeto na qualidade de empresa coprodutora minoritária. A empresa coprodutora majoritária brasileira desse projeto receberá da ANCINE o equivalente em reais a US$ 50 mil.
Até dia 10 de Abril de 2012
Acesse Informações AQUI
Editais Ancine de distribuição de filmes no exterior
Dedicado à distribuição de filmes nacionais no exterior, por meio do programa Cinema do Brasil, que está oferecendo prêmios de R$ 25 mil à comercialização de filmes brasileiros no mercado internacional.
Até dia 03 de Junho de 2012
Acesse informações AQUI
7ª edição do Festival Internacional de Cinema Documentário da Cidade do México, com inscrições abertas até o dia 23 de março e a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – Femina, na cidade do Rio de Janeiro, com prazo de inscrições até o dia 6 de abril.
O festival mexicano será realizado na Cidade do México entre os dias 8 e 18 de novembro de 2012 e vai premiar filmes nas categorias Documentário Internacional, Documentário Mexicano, Documentário Iberoamericano e Documentário para Televisão. Haverá premiações também na categoria curta-metragem.
ACESSE EDITAL AQUI
O Femina é um festival dedicado a obras realizadas majoritariamente por mulheres e tem o objetivo de estimular o surgimento de novas diretoras e a inserção da mulher no mercado de trabalho audiovisual. Exibe também filmes dirigidos por homens, desde que a temática seja feminina ou tenha mulheres como protagonistas ou codiretoras. A 9ª edição do festival acontecerá entre os dias 2 a 8 de julho de 2012, no espaço da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.
ACESSE INFORMAÇÕES AQUI
PORTO SEGURO APOIA E PATROCINA PROJETOS
A Porto Seguro apoia e patrocina projetos culturais, sociais e educacionais. Na cultura tem a sua politica de patrocinio própria e aceita projetos coligados a Lei Rouanet. Você pode enviar seu projeto para cultura@portoseguro.com.br
Ou físico (impresso, CD ou DVD) para:
A/C: Departamento de Marketing – Institucional
Av. Rio Branco, 1489 – 12º andar
Campos Elíseos – São Paulo – SP – 01205-905
Maiores informações acesse aqui.
PATROCINIO CULTURAL DA TIM BRASIL
A Tim Sul é responsável para projetos no estado do Paraná e Santa Catarina, para projetos de maior abrangencia deve ser enviado para patrocinios_co@timbrasil.com.br para análise do projeto proposto. Os projetos que querem patrocinios/apoios da Tim devem ser enviados com 60 dias de antecedência da data de realização do evento.
Maiores informações acesse aqui.
Att,
Renata Benevento Bertelli
R2B Produções Culturais
Gestora e Administradora Cultural
*Repassando via Rede Cultura Infância
ABAIXO- ASSINADO
Nós, Grupos de Teatro da capital e estado de São Paulo filiados à Cooperativa Paulista de Teatro, ou não, somamos nossas vozes às de nossos colegas do Cinema Brasileiro em apoio à Comissão da Verdade, que acaba de ser formada com o objetivo de auxiliar o Poder Judiciário a investigar os casos de desaparecimentos de militantes políticos ocorridos durante o Regime Militar no Brasil. O setor de Teatro foi igualmente muito atingido pela repressão na época da ditadura e por isso entendemos que é fundamental que a verdade apareça para que nunca mais esse tipo de regime volte a existir em nosso país.
Pedimos que os grupos assinem esse abaixo-assinado, que no dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro) será lido e entregue na Secretaria de Cultura para ser encaminhado à Ministra. Temos também a idéia de fazer um vídeo para postar nas redes sociais.
O abaixo-assinado ficará disponível para assinatura até o dia 24 de Março.
Favor mandar e-mail para: tesouraria2@cooperativadeteatro.com.br.
Mais informações clique aqui.
*CPT
TEATRO NOS PARQUES 2012
A Algazarra Teatral comemora seus 10 anos de atividade e anuncia a todos os Grupos Teatrais a abertura do cadastramento Teatro nos Parques 2012, até o dia 30/03/2012.
Mais informações: Clique aqui.
Dúvidas somente através do email: projeto@teatronosparques.com.br
Via CPT
PALHACEATA EM REDE
Acontece no dia 25/03, na Av. Paulista, a sétima edição da PALHACEATA EM REDE, que se realiza simultaneamente em outras localidades do país e no exterior. O objetivo, é sempre levantar juntamente com a população um divertido brinde ao "Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo" (27 de Março).
É um ato público de celebração, não havendo nele nenhum interesse político, partidário, ideológico, profissionais, ou afins.
Concentração às 9h da manhã, ao lado do MASP. Leve seu nariz, seu instrumento musical.
Mais informações: biaggiolic@yahoo.com.br
Via CPT
segunda-feira, 19 de março de 2012
Caros amigos e amigas da Rede Cultura Infância
Como muitos devem saber desde 2007 organizamos na cidade de São Paulo, a comemoração do Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude que é comemorado dia 20 de março em vários países. Este é o terceiro ano que fazemos uma parceria com o Itaú Cultural.
Em 2012 traremos para falar sobre a Assitej - Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude, Maria Inês Falconi, vice-presidente da Assitej e Antonio Carlos Bernardes secretario do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude - CBTIJ. Após a exposição de cada debatedor, abriremos as perguntas para o público presente ao evento e selecionaremos algumas questões que foram formuladas por participantes da Rede Cultura Infância, via grupo virtual.
Solicitamos a todos que desejem enviar questões, que postem até a noite de quarta-feira, dia 20 de março. Para maiores informações sobre a Assitej e Cbtij acessem os respectivos sítios na internete.
Ana Luísa Lacombe
Deborah Serretiello
Gabriel Guimard
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Dia 20 de março é o Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude. Instituído pela ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (www.assitej-international.org ), o dia é comemorado em mais de 80 países onde a ASSITEJ tem atividades, um acontecimento que ocorre em todo o mundo como demonstração do reconhecimento do direito que crianças e adolescentes possuem de enriquecer suas vidas através das artes e das tradições culturais do país, especialmente a cultura teatral.
Com o objetivo de realizar uma confraternização e proporcionar um intercâmbio entre artistas, pesquisadores e todos os interessados no teatro voltado para crianças e jovens, pelo sexto ano consecutivo o Centro de Reflexão do Teatro para Infância - CRTI organiza a festa do teatro para crianças e jovens. Desde 2010 temos a parceria do Itaú Cultural que proporciona uma série de atividades no evento intitulado “Interações em Cena”.
O Centro de Reflexão do Teatro para Infância criado em 2007, pelo ator Gabriel Guimard e as atrizes Ana Luísa Lacombe e Deborah Serretiello pretende, através de uma série de atividades pedagógicas, reflexivas e lúdicas, discutir, refletir, e proporcionar a troca de experiências entre profissionais de teatro infantil, e de outros segmentos artísticos, assim como de outras áreas relacionadas à cultura para infância: pedagogia, psicologia infantil, arte-educação, etc.
Com o intuito de ampliarmos a discussão trazendo informações sobre o teatro para infância e juventude no mundo, em 2012 o evento “Interações em Cena” comemorando o Dia Mundial do Teatro para Infância será realizado dia 22, ao invés do dia 20. Assim poderemos contar com a participação de Maria Inês Falconi da Argentina, vice-presidente da Assitej e de Antonio Carlos Bernardes do Rio de Janeiro, secretário do CBTIJ, Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (www.cbtij.org.br ) entidade sem fins lucrativos que visa à união dos profissionais da área e à expansão de um teatro de qualidade que contribua para a formação da infância e da juventude brasileira.
Serviço:
Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude - Interações em Cena
Local: Itaú Cultural
Data: 22 de março - quinta feira
Horário: das 19hs às 21h30
Endereço: Av. Paulista, 149 - próximo ao metrô Brigadeiro
Fone: 2168.1700
Entrada Franca
*Repassando!
4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL - de 25 a 27.07.2012
Estão abertas as incrições para participação, com e sem trabalhos, no 4º Congresso Internacional de pedagogia Social, que este ano terá como tema "A hora e a vez da Educação Social no Brasil". As atividades serão realizadas de forma descentralizada entre Unicamp, Unisal, USP, PUC/SP e Mackenzie. As inscrições podem ser feitas neste endereço: www.fe.unicamp.br/cips4
A Comissão Organizadora
*Via Rede Cultura Infância.
SELEÇÃO DE MEDIADORES
Seleciona-se mediadores com formação e ou experiências nas áreas de ARTES e EDUCAÇÃO, para atuarem durante 24 dias, 8 horas diárias (TARDE E NOITE) no período de 04 a 29 de dezembro, em SÃO PAULO, em um espaço para crianças (de 1 a 12 anos), interativo, com propostas artísticas e educativas.
Os interessados deverão enviar currículo com foto para projeto.natalsp@gmail.com
"Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas.
E me encantei."
(Manoel de Barros)
*Mas, já???
Bem... Repassando, via Rede Cultura Infância.
sexta-feira, 16 de março de 2012
Agenda celebra a produção teatral e circense da Bahia
Agenda celebra a produção teatral e circense da Bahia
Publicado em 15 de março de 2012 por Victoria Almeida
Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, celebrados na mesma data, 27 de março, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) promove o Marco do Teatro e do Circo. A ação ocorre desde 2007 para valorizar a produção destas linguagens artísticas no estado. A agenda especial será distribuída em diversos municípios, mas também poderá ser obtida através de download gratuito pelo blog da fundação:

Via: Rede Famaliá.
Oficina de Circo Teatro oferece bolsas - Pb
Oficina de Circo Teatro oferece bolsas para estudantes de rede pública da Paraíba
Publicado em 15 de março de 2012 por Victoria Almeida
Estão sendo oferecidas 16 bolsas para a oficina “Evoluções Aéreas”, ministrada pela Trupe Arlequin de Circo Teatro. A iniciativa é da Fundação Espaço Cultural da Paraíba e destinada a estudantes da rede pública de ensino, que podem participar fazendo a sua inscrição no Teatro de Arena da Funesc. No ato da matrícula é necessária a apresentação da declaração da escola pública que o aluno estuda. Mais informações pelos telefones (83) 8730-8183 / 8763-9965 / 9977-5838.
Fonte: Rede Famaliá
Assinar:
Postagens (Atom)