Olá, Arteiros!!!
Em 2012, além do CBT em Brasília, temos eleições municipais!
E como este Fórum é de discussão, penso que para falar com o “Governo” o único idioma, mais claro, ou pelo menos o que ele quer escutar é o de números e valores. Recentemente participei do Seminário Internacional de Cultura e Cidades Criativas no SESC Belenzinho e gostaria de destacar:
- a cidade de Medellín (Colômbia) aplica 4% em Cultura, resultado: bibliotecas lotadas, além de mostrar que a Cultura traz convívio social, pacifica, promove encontros etc...etc... (sic)
- a cidade de Nantes (França) aplica 16% em Cultura, resultado: reurbanização, Festival de Teatro atraindo público que gera auto-estima, empregos, etc...etc... (sic)
Ou seja, como estas cidades conseguiram tal fato?
A resposta é óbvia: participação + vontade política.
Agora, na realidade brasileira aplicar 4% ou 16% em Cultura é utopia!!! Mas, se olharmos bem, em outras cidades é realidade pura! Portanto, é urgente discutirmos a nossa luta no investimento em Cultura, pois sabemos e, está comprovado na história da humanidade, que a Cultura de um povo une, permanece e fica à posteriori.
Em S.Paulo já temos implantada a “Frente Parlamentar Estadual de Cultura” e com promessas para a Frente Municipal, e precisamos fomentar isto em todas as cidades, estados do país, ao menos para termos voz ativa e exigir (sic).
Mas, reitero, isto precisa de participação + vontade política, e fica a pergunta:
Como chegar a isto, já que outras cidades conseguiram?????
A luta é grande, mas não impossível e parodiando Chico Buarque: Mirem-se no exemplo daquelas... cidades: Medellín 4% e Nantes 16% em Cultura.
Abç,
Edson Caeiro
Algazarra Teatral
*Via CBT