Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

terça-feira, 30 de agosto de 2011

II MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA: ENCONTRO DE MÍMICOS



São Paulo, 29/8/2011
Informativo da Oficina Cultural Oswald de Andrade

III MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA: ENCONTRO DE MÍMICOS

Angatu (SP)
16/09 – sexta-feira – 20h30 às 21h30
Público Alvo: interessados em geral
40 lugares
Lançamento do terceiro caderno da publicação “Projeto Mímicas”;
Apresentação de Vídeo histórico-conceitual a respeito da Mímica (duração: 5 minutos);
Apresentação de cenas e peças, com duração de até 5 minutos, realizadas por diferentes profissionais da Mímica. 


ESPETÁCULO: ABSTRAÇÕES
Angatu (SP)
17/09 – sábado - 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Em homenagem a Étienne Decroux, a Angatu apresenta este espetáculo-demonstração, que recria peças do repertório original do francês Étienne Decroux, normalmente inspiradas em ações cotidianas de sua época. O repertório se apresenta como uma poesia visual onde os corpos dos artistas se tornam uma metáfora viva, representando não mais personagens ou pessoas, mas ideias e sentimentos. Mesclando peças diferentes com pequenas figuras abstratas, o espetáculo é um convite a uma viagem no tempo levada pela genialidade das criações de Decroux.


ESPETÁCULO: O X DA QUESTÃO
Solar da Mímica
18/09 – domingo – 15h Classificação: livre
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
40 lugares.
De uma forma suave e bem humorada, as personagens desse espetáculo representam nada menos que o cotidiano de todos nós, a nossa busca diária pelo “tesouro”, percorrendo caminhos tortuosos, sem saber o que o destino nos reserva, buscando sempre o “X” da questão...Direção de Alberto Gaus. Com Alberto Gaus e Vanderli Santos.


ESPETÁCULO: DARWIN, TUDO EVOLUI EXCETO O CORAÇÃO DOS HOMENS
Angatu (SP)
18/09 – domingo - 20h
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Em um paralelo entre a Teoria da Evolução, desenvolvida originalmente por Darwin, e a evolução do indivíduo, o espetáculo cria uma metáfora visual e reflexiva sobre o percurso evolutivo humano. Construído a partir de Mímica Corporal Dramática, o espetáculo apóia-se em elementos expressivos desta linguagem, tais como pesos e eixos como elemento fundamental da narrativa dramática visual. Criação e concepção: Victor de Seixas.


WORKSHOP “DE DECROUX A STREHELER – MÍMICA E PALAVRA”
Coordenação: Marise Flach (Piccolo Teatro di Milano)
Assistência: Janaina Tupan (Platform 88)
19 a 21/09 – segunda a quarta-feira - 14h às 18h
Público: atores, bailarinos, mímicos, performers e estudantes de artes cênicas
Inscrições: 15/08 a 12/09.Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.
A partir de explanações e práticas, o workshop explica e demonstra como Decroux, de acordo com sua formação adquirida a partir de Jacques Copeau, criou sua gramática corporal e sua pesquisa sobre a Mímica: A Mímica do Ator; Marchas e Contrapesos e A Mímica Abstrata. O workshop faz a relação destas pesquisas com o trabalho de Strehler.
A francesa Marise Flach dedica-se, desde 1953, ao ensino da mímica na “Civica Scuola d’Arte Drammatica di Milano”, primeiro como assistente de Decroux, em seguida, de modo autônomo. Como mímica e coreógrafa atua em muitos espetáculos com Giorgio Strehler, Costa Orazio e Ângelo Corti e aos 84 anos de idade é professora de Mímica e Movimento na escola do Piccolo Teatro de Milano.


MESA REDONDA “O ARTÍFICE, DE RICHARD SENNETT”
Coordenação: Helena Katz – PUC-SP
19/09 – segunda-feira - 19h30 às 20h30
Público: atores, mímicos, bailarinos, performers e estudantes de artes cênicasRetirar ingresso com uma hora de antecedência
40 vagas
Este encontro traz um diálogo aberto sobre a obra “O Artífice”, de Richard Sennett, no qual o autor investiga a construção de uma habilidade, o engajamento pessoal e ético numa atividade prática, sem necessariamente torná-la um meio para alcançar outros fins, mas pelo “prazer de fazer algo bem feito”.
Crítica de dança, Helena Katz graduou-se em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ em 1971, e doutorou-se no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC-SP em 1994. Desde então, é professora na PUC-SP. Sua tese, “Um, Dois, Três. A Dança é o Pensamento do Corpo”, foi transformada em livro em 2005 (www.semlei.com.br). Crítica de dança do jornal “O Estado de São Paulo”. 


WORKSHOP: CORPO E MOVIMENTO 
Coordenação: Rose Prado (Angatu – SP)
22/09 – quinta-feira - 14h às 17h
Público Alvo: crianças de 8 a 12 anos
Inscrições: 15/08 a 20/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
15 vagas
Experimentações a partir de reconhecimento estrutural das articulações corporais, suas relações com a expressividade e o jogo teatral com base no movimento e seus significados, dinâmicas e os diferentes universos cotidianos das crianças.
Rose Prado é atriz e arte-educadora. Fez cursos e workshops com importantes profissionais na área de dança e teatro, como Ésio Magalhães, Madalena Bernardes, Cristiane Paoli Quito, entre outros. Realiza diversos trabalhos cênicos, inclusive com a Cia Angatu e ministra oficinas de teatro e mímica. É co-coordenadora do “Projeto Mímicas” e realizadora das “Mostras de Mímica Contemporânea” (PROAC).


ESPETÁCULO: PLATFORM 88
Cia Platform 88
22/09 – quinta-feira – 20h30 
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
O espetáculo acompanha a história de uma mulher em uma plataforma de trem. Ela desistiu de esperar por um trem que nunca chega. Para conseguir ir adiante, ela precisará se lembrar das razões de sua chegada, reconstituindo seus passos. Uma história sobre a jornada interna de uma personagem aprisionada em uma espera sem fim. Direção: Sebasien Loesener, com Chantal Maihac e Janaina Tupan.


WORKSHOP DE ESCRITA DRAMATÚRGICA PARA A CENA MÍMICA
Coordenação: Deborah Moreira (Mimus Companhia de Teatro -BA)
23/09 – sexta-feira - 14h às 17h
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 22/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
A atividade propõe a experimentação dos princípios da mímica corporal dramática em uma aplicação dramatúrgica a serviço das demandas de cenas mímicas. Os procedimentos dramatúrgicos trabalhados possibilitam a criação, organização e estruturação do uso da palavra para cenas criadas a partir da corporalidade. Atriz e dramaturga, diplomada em Mímica Corporal Dramática pelos artistas-mímicos George Mascarenhas e Nadja Turenko. Mestranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa), Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, integra o grupo de pesquisa em dramaturgia Dramatis (UFBa).


EXERCÍCIO CÊNICO: GAVETA Nº 1
Mimus - Companhia de Teatro (BA).
23/09 – sexta-feira – 17h. 
Público Alvo: interessados em geral.
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
20 lugares.
Apresentação de um exercício cênico seguido de conversa sobre processos de criação, a partir da experiência da Mimus Companhia de Teatro, com base na mímica corporal dramática de Etienne Decroux. 


CONFERÊNCIA “MEU TRABALHO COM DECROUX” E VÍDEO FÓRUM “OS MESTRES FRANCESES DA MÍMICA DO SÉCULO XX”
Ministrante: Marise Flach (França/Itália)
Intérprete e Intermediador: Ivanildo Piccoli
23/09 – sexta-feira - 18h30
Público: atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
40 vagas
A testemunha mais importante do trabalho de Étienne Decroux compartilha nesta conferência sua experiência e colaboração para a criação da Mímica Corporal Dramática, linguagem que trouxe uma grande evolução para as artes cênicas ocidentais e marcou um nova Era para a Mímica.O encontro conta também com o Vídeo Fórum “Os mestres franceses da Mímica do Século XX: Étienne Decroux, J. Louis Barrault, Jacques Lecoq e Marcel Marceau”.
A francesa Marise Flach dedica-se, desde 1953, ao ensino da mímica na “Civica Scuola d’Arte Drammatica di Milano”, primeiro como assistente de Decroux, em seguida, de modo autônomo. Como mímica e coreógrafa atua em muitos espetáculos com Giorgio Strehler, Costa Orazio e Ângelo Corti e aos 84 anos de idade é professora de Mímica e Movimento na escola do Piccolo Teatro de Milano.


ESPETÁCULO “ALEGRIA DE VIVER”
Mimus - Companhia de Teatro (BA)
24/09 – sábado – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Com título homônimo a uma das obras mais importantes do pintor Matisse, “Alegria de Viver”, além de ser uma exaltação às artes visuais, é livremente inspirado em “Pigmalião” de Jean-Jacques Rousseau. O texto trata de questões contemporâneas acerca da criação artística e da produção no mercado cultural como metáfora para lidar com temas ligados a ética e corrupção.No elenco: Deborah Moreira, responsável pela dramaturgia e George Mascarenhas, que assina a direção do espetáculo.


ESPETÁCULO INFANTIL: ALTOS E BAIXOS
Angatu (SP)
25/09 – domingo – 15h
Classificação: livre
Retirar ingressos com uma hora de antecedência
40 lugares
Wander Ley e Matilde encontram-se em uma jornada curiosa, repleta de seres fantásticos, cores, sons e imagens em movimento. Perto ou longe? Alto ou Baixo? O que um olho vê agora pode ser bem diferente depois. Espetáculo inspirado em Anime (Animação Japonesa) criado a partir de Mímica Corporal Dramática e Teatro de Animação. Criação e concepção: Victor de Seixas


ESPETÁCULO: FALAS DE UM MÍMICO
Cia.Luis Louis
25/09 – domingo – 20h 
Classificação: 14 anos
Retirar ingressos com uma hora de antecedência
40 lugares
Neste solo, o ator recebe o seu público, como se fosse uma galeria de arte e expõe seu repertório numa relação íntima e poética. O espetáculo aborda, com intensa gestualidade e humor, importantes temas sobre a condição humana contemporânea: busca incessante da felicidade, perda da identidade, consumismo, solidão, trabalho e amor. Concepção, direção e atuação: Luis Louis.


WORKSHOP DE COMPOSIÇÃO CORPORAL
Coordenação: Victor de Seixas (Angatu – SP)
26 e 27/09 – segunda e terça-feira - 14h às 17h
Público Alvo: atores e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 25/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
Pesquisa sobre o desenvolvimento e reconhecimento do processo de composição, a partir dos princípios da Mímica Corporal, dínamo-ritmo, peso e contra-pesos, articulações e categorias de estilo, direcionados ao trabalho do ator criador.
Victor de Seixas, filósofo, mímico e diretor, desde 1992 pesquisa linguagens relativas ao teatro físico, dança e mímica, estudou na International School of corporeal Mime (UK), School of Physical theatre (UK), Dance Research Studio (UK), entre outras, hoje coordena o Projeto Mímicas, organizando a Mostra de Mímica Contemporânea e também dirigindo o Núcleo Angatu na cidade de São Paulo.


VÍDEO FÓRUM
Intermediadores: Projeto Mímicas - Angatu
26 e 27/09 – segunda e terça-feira - 19h30 às 20h30
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 vagas

26/09 - Vídeo Fórum I – “Coletânea histórica (Decroux e a Mímica Corporal Dramática)” 

27/09 - Vídeo Fórum II - “Da criação ao contemporâneo – As duas últimas décadas da mímica contemporânea”
Dividido em dois encontros, o Vídeo Fórum fará um apanhado histórico da mímica corporal dramática, partindo do trabalho do mestre homenageado, Étienne Decroux, chegando à cena contemporânea, investigando as duas últimas décadas da produção mimodramática. O ciclo conta com participação de artistas convidados da Mostra.


WORKSHOP: TREINAMENTO E IMPROVISAÇÃO – AMOK TEATRO (RJ)
Coordenação: Ana Teixeira
28/09 – quarta-feira - 10h às 18h
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 28/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
Apoiada na pesquisa desenvolvida há 24 anos por Ana Teixeira, a oficina propõe desenvolver a expressão dramática do ator através de uma prática que articula treinamento e improvisação. O trabalho visa oferecer instrumentos para que o ator possa se colocar em "estado de corpo" para atuar e estabelecer relações entre sua própria experiência e a experiência cênica. O treinamento inclui trabalho físico (baseado na técnica de E. Decroux) e trabalho de voz articulados com improvisação.
Ana Teixeira é bailarina e diretora do Amok Teatro. Dirigiu "Cartas a Rodez", com atuação de Stéphane Brodt, que lhes rendeu os Prêmios Shell de Teatro em 1998 de melhor direção e melhor ator, além do Prêmio Mambembe de melhor espetáculo de 1998. Trabalhou com diversos coreógrafos como Angel Vianna (RJ) - com quem se formou - João Carlos Ramos (RJ) e Jean-Marie Dobreu (França). Estudou na Escola de Mímica Corporal Dramática de Paris - Étienne Decroux. Lecionou Mímica e Análise do Movimento no departamento de cinema de animação da École Superieure des Gobelins (Paris).


CONFERÊNCIA: METODOLOGIA, PROCESSO DE TREINAMENTO E CRIAÇÃO DO AMOK TEATRO (RJ)
Coordenação: Ana Teixeira
28/09 – quarta-feira - 20h
Público: atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Serão abordados a metodologia e os processos de treinamento e criação do AMOK TEATRO (RJ), além de demonstração de vídeos sobre o trabalho da companhia, que coloca o ator no centro do ato teatral, apoiando-se em dois eixos: Antonin Artaud e Étienne Decroux. O trabalho do Amok se caracteriza pela busca de um rigor formal e da intensidade do corpo do ator como o lugar em que o teatro acontece.


VÍDEO CONFERÊNCIA – MOVEO TEATRO (Barcelona – Espanha)
Coordenação: Cia Angatu
29/09 – quinta-feira – 18h
Público alvo: interessados em geral
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Vídeo Conferência sobre o trabalho do MOVEO TEATRO e o “Centro de formación y creación - Mimo Corporal Dramático”, criados por Stéphane Lévy, cujo trabalho parte das pesquisas de Étienne Decroux em que o corpo é tomado como elemento principal de expressão cênica. 
Fundada em Barcelona por Stéphane Lévy, a Companhia Moveo Teatro existe desde 2004, produzindo projetos artísticos que se alimentam de processos de investigação e colaboração intercultural e multidisciplinar e vem apresentando seu trabalho na Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Polônia e Suiça. 


ESPETÁCULO: EL VIAJE DE ANELLAB O EL CUERPO Y LA MALETA
Ricardo Gaete (Chile)
29/09 – quinta-feira – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Caravanas de imigrantes que andam pelo mundo por árduos caminhos, fugitivos das guerras, dos baixos salários e de terras arrasadas. Amontoando suas bagagens, trazidas de longe, retiradas do horror. Este espetáculo baseia-se no trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, em sua pesquisa por mais de 40 países sobre imigrantes. Com Ricardo Gaete. Direção de Claudio Pueller.


WORKSHOP: ATUAÇÃO CORPORAL
Coordenação: Ricardo Gaete
30/09 – sexta-feira - 14h às 17h
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 29/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
O workshop oferece um estudo profundo do “ser”, “estar” e “fazer”, conjugados no corpo projetados em uma poética corporal que possui sua raiz na Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux (1898-1991), artista francês que reivindicou o corpo do ator como matéria essencial da criação.
Ator, Ricardo Gaete estudou atuação corporal e mimodrama contemporâneo, na Ecole de Mimodrame de Paris, estudou com Angel Elizondo (Argentina), Yves Lebreton (Montespertoli, Italia), entre outros. Graduado pela Internacional School of Corporeal Mime, com Steven Wasson e Corinne Soum (Londres/Inglaterra) e “Escuela de Arte Dramático”, Santiago, Chile. 


ESPETÁCULO: ALICE
Cia Platform 88
30/09 – sexta-feira – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Alice é um espetáculo essencialmente gestual e onírico com apenas dois atores no palco: uma atriz no papel de Alice e um ator fazendo todos os outros personagens com os quais ela se encontrará durante sua jornada, que se passa dentro de um porão mítico. Concepção e criação de Sebastien Loesener e Janaina Tupan.

Serviço:
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
11 3221-5558 / 3222-2662



*Divirtam-se!!!