*Via Rede Cultura Infancia.
Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Trabalho para setembro e outubro
Vagas para Monitores e Arte Educadores para exposição em São Paulo (setembro e outubro) enviar curriculum para collecta@collecta.com.br
O HQ E O MUNDO DA ILUSTRAÇÃO
Parceria da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo/ AECID e a editora OQO.
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, o Centro Cultural da Espanha em São Paulo/ AECID e a editora OQO, com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, prepararam uma série de atividades nas Bibliotecas Públicas de São Paulo voltadas para crianças e adultos para focar na importância da leitura de imagens numa sociedade centrada em parâmetros audiovisuais.
As ilustrações dos álbuns, além de apoiar e enriquecer a leitura do texto, permitem que o público infantil se aproxime da arte e desenvolva um critério estético próprio. OQO define-se como um espaço de criação com propostas inovadoras que convidam a sonhar, a refletir e a apreciar imagens, música, vozes e palavras.
Para o público infantil (de 5 a 9 anos) haverá atividade na Biblioteca Viriato Corrêa:
A viagem de Chocolata (El viaje de Chocolata)
A partir das ilustrações do livro "Chocolata", proporemos às crianças uma viagem à África. No final, uma toalha gigante será feita por todos os participantes, imitando as guardas do livro.
4 de setembro (dom)– 16h30 –BP Viriato Corrêa
Para o público adulto (profissionais do livro e da leitura, educadores e interessados), na Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato e na Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen:
Qontextos: a realidade no álbum ilustrado (Qontextos: la realidad en el álbum ilustrado)
Nesta conversa enfatiza-se a importância da arte como uma ferramenta para compreender a realidade. Sob esta ideia, abordam-se diferentes exemplos para que docentes e famílias tratem temas como a emigração, a doença ou questões da história recente.
5 de setembro (seg) – 10h –Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato
Retratarte:
Retomando a proposta de Svjetlan Junakovic no livro "O grande livro de retratos de animais", utilizaremos retratos famosos e nos introduziremos na pele de um artista. Cada participante realizará sua re-interpretação por meio de um modelo.
5 de setembro (seg) – 14h –Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato
OQO: do álbum ilustrado ao cinema de animação (OQO: del álbum ilustrado al cine de animación)
Esta conversa analisará a transformação de um álbum ilustrado em cinema de animação. Através de um processo de Stop-Motion transfere-se a criação plástica dos álbuns de OQO à tela para converter-se em filmes, videojogos e aplicações interativas destinadas ao público infantil.
6 de setembro (ter) – 10h – BP Hans Christian Andersen
Arte e álbum ilustrado (Arte y álbum ilustrado)
Esta oficina tem como objetivo analisar a importância de aproximar as crianças de ilustrações que reúnam diferentes sensibilidades plásticas. Além disso, faz-se uma análise da configuração interna do álbum e uma aproximação entre história e ilustração.
6 de setembro (ter) – 14h – BP Hans Christian Andersen
Além das atividades ligadas ao mundo da ilustração, a Editora OQO em colaboração com a AECID fez doação de mais de 3.400 livros para algumas bibliotecas estaduais e municipais brasileiras.
As inscrições para as atividades devem ser feitas diretamente no local a partir de 31 de agosto.
/ BP Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, Zona Leste.
Tel. 2295-3447.
/ BI Monteiro Lobato.Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro.
Tel. 3256-4438.
/ BP Viriato Corrêa. Rua
Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul.
Tel. 5573-4017.
Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas
Secretaria Municipal de Cultura
Prefeitura de São Paulo
* Via RAC
terça-feira, 30 de agosto de 2011
II MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA: ENCONTRO DE MÍMICOS

São Paulo, 29/8/2011
Informativo da Oficina Cultural Oswald de Andrade
III MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA: ENCONTRO DE MÍMICOS
Angatu (SP)
16/09 – sexta-feira – 20h30 às 21h30
Público Alvo: interessados em geral
40 lugares
Lançamento do terceiro caderno da publicação “Projeto Mímicas”;
Apresentação de Vídeo histórico-conceitual a respeito da Mímica (duração: 5 minutos);
Apresentação de cenas e peças, com duração de até 5 minutos, realizadas por diferentes profissionais da Mímica.
ESPETÁCULO: ABSTRAÇÕES
Angatu (SP)
17/09 – sábado - 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Em homenagem a Étienne Decroux, a Angatu apresenta este espetáculo-demonstração, que recria peças do repertório original do francês Étienne Decroux, normalmente inspiradas em ações cotidianas de sua época. O repertório se apresenta como uma poesia visual onde os corpos dos artistas se tornam uma metáfora viva, representando não mais personagens ou pessoas, mas ideias e sentimentos. Mesclando peças diferentes com pequenas figuras abstratas, o espetáculo é um convite a uma viagem no tempo levada pela genialidade das criações de Decroux.
ESPETÁCULO: O X DA QUESTÃO
Solar da Mímica
18/09 – domingo – 15h Classificação: livre
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
40 lugares.
De uma forma suave e bem humorada, as personagens desse espetáculo representam nada menos que o cotidiano de todos nós, a nossa busca diária pelo “tesouro”, percorrendo caminhos tortuosos, sem saber o que o destino nos reserva, buscando sempre o “X” da questão...Direção de Alberto Gaus. Com Alberto Gaus e Vanderli Santos.
ESPETÁCULO: DARWIN, TUDO EVOLUI EXCETO O CORAÇÃO DOS HOMENS
Angatu (SP)
18/09 – domingo - 20h
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Em um paralelo entre a Teoria da Evolução, desenvolvida originalmente por Darwin, e a evolução do indivíduo, o espetáculo cria uma metáfora visual e reflexiva sobre o percurso evolutivo humano. Construído a partir de Mímica Corporal Dramática, o espetáculo apóia-se em elementos expressivos desta linguagem, tais como pesos e eixos como elemento fundamental da narrativa dramática visual. Criação e concepção: Victor de Seixas.
WORKSHOP “DE DECROUX A STREHELER – MÍMICA E PALAVRA”
Coordenação: Marise Flach (Piccolo Teatro di Milano)
Assistência: Janaina Tupan (Platform 88)
19 a 21/09 – segunda a quarta-feira - 14h às 18h
Público: atores, bailarinos, mímicos, performers e estudantes de artes cênicas
Inscrições: 15/08 a 12/09.Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.
A partir de explanações e práticas, o workshop explica e demonstra como Decroux, de acordo com sua formação adquirida a partir de Jacques Copeau, criou sua gramática corporal e sua pesquisa sobre a Mímica: A Mímica do Ator; Marchas e Contrapesos e A Mímica Abstrata. O workshop faz a relação destas pesquisas com o trabalho de Strehler.
A francesa Marise Flach dedica-se, desde 1953, ao ensino da mímica na “Civica Scuola d’Arte Drammatica di Milano”, primeiro como assistente de Decroux, em seguida, de modo autônomo. Como mímica e coreógrafa atua em muitos espetáculos com Giorgio Strehler, Costa Orazio e Ângelo Corti e aos 84 anos de idade é professora de Mímica e Movimento na escola do Piccolo Teatro de Milano.
MESA REDONDA “O ARTÍFICE, DE RICHARD SENNETT”
Coordenação: Helena Katz – PUC-SP
19/09 – segunda-feira - 19h30 às 20h30
Público: atores, mímicos, bailarinos, performers e estudantes de artes cênicasRetirar ingresso com uma hora de antecedência
40 vagas
Este encontro traz um diálogo aberto sobre a obra “O Artífice”, de Richard Sennett, no qual o autor investiga a construção de uma habilidade, o engajamento pessoal e ético numa atividade prática, sem necessariamente torná-la um meio para alcançar outros fins, mas pelo “prazer de fazer algo bem feito”.
Crítica de dança, Helena Katz graduou-se em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ em 1971, e doutorou-se no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC-SP em 1994. Desde então, é professora na PUC-SP. Sua tese, “Um, Dois, Três. A Dança é o Pensamento do Corpo”, foi transformada em livro em 2005 (www.semlei.com.br). Crítica de dança do jornal “O Estado de São Paulo”.
WORKSHOP: CORPO E MOVIMENTO
Coordenação: Rose Prado (Angatu – SP)
22/09 – quinta-feira - 14h às 17h
Público Alvo: crianças de 8 a 12 anos
Inscrições: 15/08 a 20/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
15 vagas
Experimentações a partir de reconhecimento estrutural das articulações corporais, suas relações com a expressividade e o jogo teatral com base no movimento e seus significados, dinâmicas e os diferentes universos cotidianos das crianças.
Rose Prado é atriz e arte-educadora. Fez cursos e workshops com importantes profissionais na área de dança e teatro, como Ésio Magalhães, Madalena Bernardes, Cristiane Paoli Quito, entre outros. Realiza diversos trabalhos cênicos, inclusive com a Cia Angatu e ministra oficinas de teatro e mímica. É co-coordenadora do “Projeto Mímicas” e realizadora das “Mostras de Mímica Contemporânea” (PROAC).
ESPETÁCULO: PLATFORM 88
Cia Platform 88
22/09 – quinta-feira – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
O espetáculo acompanha a história de uma mulher em uma plataforma de trem. Ela desistiu de esperar por um trem que nunca chega. Para conseguir ir adiante, ela precisará se lembrar das razões de sua chegada, reconstituindo seus passos. Uma história sobre a jornada interna de uma personagem aprisionada em uma espera sem fim. Direção: Sebasien Loesener, com Chantal Maihac e Janaina Tupan.
WORKSHOP DE ESCRITA DRAMATÚRGICA PARA A CENA MÍMICA
Coordenação: Deborah Moreira (Mimus Companhia de Teatro -BA)
23/09 – sexta-feira - 14h às 17h
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 22/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
A atividade propõe a experimentação dos princípios da mímica corporal dramática em uma aplicação dramatúrgica a serviço das demandas de cenas mímicas. Os procedimentos dramatúrgicos trabalhados possibilitam a criação, organização e estruturação do uso da palavra para cenas criadas a partir da corporalidade. Atriz e dramaturga, diplomada em Mímica Corporal Dramática pelos artistas-mímicos George Mascarenhas e Nadja Turenko. Mestranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa), Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, integra o grupo de pesquisa em dramaturgia Dramatis (UFBa).
EXERCÍCIO CÊNICO: GAVETA Nº 1
Mimus - Companhia de Teatro (BA).
23/09 – sexta-feira – 17h.
Público Alvo: interessados em geral.
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
20 lugares.
Apresentação de um exercício cênico seguido de conversa sobre processos de criação, a partir da experiência da Mimus Companhia de Teatro, com base na mímica corporal dramática de Etienne Decroux.
CONFERÊNCIA “MEU TRABALHO COM DECROUX” E VÍDEO FÓRUM “OS MESTRES FRANCESES DA MÍMICA DO SÉCULO XX”
Ministrante: Marise Flach (França/Itália)
Intérprete e Intermediador: Ivanildo Piccoli
23/09 – sexta-feira - 18h30
Público: atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
40 vagas
A testemunha mais importante do trabalho de Étienne Decroux compartilha nesta conferência sua experiência e colaboração para a criação da Mímica Corporal Dramática, linguagem que trouxe uma grande evolução para as artes cênicas ocidentais e marcou um nova Era para a Mímica.O encontro conta também com o Vídeo Fórum “Os mestres franceses da Mímica do Século XX: Étienne Decroux, J. Louis Barrault, Jacques Lecoq e Marcel Marceau”.
A francesa Marise Flach dedica-se, desde 1953, ao ensino da mímica na “Civica Scuola d’Arte Drammatica di Milano”, primeiro como assistente de Decroux, em seguida, de modo autônomo. Como mímica e coreógrafa atua em muitos espetáculos com Giorgio Strehler, Costa Orazio e Ângelo Corti e aos 84 anos de idade é professora de Mímica e Movimento na escola do Piccolo Teatro de Milano.
ESPETÁCULO “ALEGRIA DE VIVER”
Mimus - Companhia de Teatro (BA)
24/09 – sábado – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Com título homônimo a uma das obras mais importantes do pintor Matisse, “Alegria de Viver”, além de ser uma exaltação às artes visuais, é livremente inspirado em “Pigmalião” de Jean-Jacques Rousseau. O texto trata de questões contemporâneas acerca da criação artística e da produção no mercado cultural como metáfora para lidar com temas ligados a ética e corrupção.No elenco: Deborah Moreira, responsável pela dramaturgia e George Mascarenhas, que assina a direção do espetáculo.
ESPETÁCULO INFANTIL: ALTOS E BAIXOS
Angatu (SP)
25/09 – domingo – 15h
Classificação: livre
Retirar ingressos com uma hora de antecedência
40 lugares
Wander Ley e Matilde encontram-se em uma jornada curiosa, repleta de seres fantásticos, cores, sons e imagens em movimento. Perto ou longe? Alto ou Baixo? O que um olho vê agora pode ser bem diferente depois. Espetáculo inspirado em Anime (Animação Japonesa) criado a partir de Mímica Corporal Dramática e Teatro de Animação. Criação e concepção: Victor de Seixas
ESPETÁCULO: FALAS DE UM MÍMICO
Cia.Luis Louis
25/09 – domingo – 20h
Classificação: 14 anos
Retirar ingressos com uma hora de antecedência
40 lugares
Neste solo, o ator recebe o seu público, como se fosse uma galeria de arte e expõe seu repertório numa relação íntima e poética. O espetáculo aborda, com intensa gestualidade e humor, importantes temas sobre a condição humana contemporânea: busca incessante da felicidade, perda da identidade, consumismo, solidão, trabalho e amor. Concepção, direção e atuação: Luis Louis.
WORKSHOP DE COMPOSIÇÃO CORPORAL
Coordenação: Victor de Seixas (Angatu – SP)
26 e 27/09 – segunda e terça-feira - 14h às 17h
Público Alvo: atores e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 25/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
Pesquisa sobre o desenvolvimento e reconhecimento do processo de composição, a partir dos princípios da Mímica Corporal, dínamo-ritmo, peso e contra-pesos, articulações e categorias de estilo, direcionados ao trabalho do ator criador.
Victor de Seixas, filósofo, mímico e diretor, desde 1992 pesquisa linguagens relativas ao teatro físico, dança e mímica, estudou na International School of corporeal Mime (UK), School of Physical theatre (UK), Dance Research Studio (UK), entre outras, hoje coordena o Projeto Mímicas, organizando a Mostra de Mímica Contemporânea e também dirigindo o Núcleo Angatu na cidade de São Paulo.
VÍDEO FÓRUM
Intermediadores: Projeto Mímicas - Angatu
26 e 27/09 – segunda e terça-feira - 19h30 às 20h30
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 vagas
26/09 - Vídeo Fórum I – “Coletânea histórica (Decroux e a Mímica Corporal Dramática)”
27/09 - Vídeo Fórum II - “Da criação ao contemporâneo – As duas últimas décadas da mímica contemporânea”
Dividido em dois encontros, o Vídeo Fórum fará um apanhado histórico da mímica corporal dramática, partindo do trabalho do mestre homenageado, Étienne Decroux, chegando à cena contemporânea, investigando as duas últimas décadas da produção mimodramática. O ciclo conta com participação de artistas convidados da Mostra.
WORKSHOP: TREINAMENTO E IMPROVISAÇÃO – AMOK TEATRO (RJ)
Coordenação: Ana Teixeira
28/09 – quarta-feira - 10h às 18h
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 28/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
Apoiada na pesquisa desenvolvida há 24 anos por Ana Teixeira, a oficina propõe desenvolver a expressão dramática do ator através de uma prática que articula treinamento e improvisação. O trabalho visa oferecer instrumentos para que o ator possa se colocar em "estado de corpo" para atuar e estabelecer relações entre sua própria experiência e a experiência cênica. O treinamento inclui trabalho físico (baseado na técnica de E. Decroux) e trabalho de voz articulados com improvisação.
Ana Teixeira é bailarina e diretora do Amok Teatro. Dirigiu "Cartas a Rodez", com atuação de Stéphane Brodt, que lhes rendeu os Prêmios Shell de Teatro em 1998 de melhor direção e melhor ator, além do Prêmio Mambembe de melhor espetáculo de 1998. Trabalhou com diversos coreógrafos como Angel Vianna (RJ) - com quem se formou - João Carlos Ramos (RJ) e Jean-Marie Dobreu (França). Estudou na Escola de Mímica Corporal Dramática de Paris - Étienne Decroux. Lecionou Mímica e Análise do Movimento no departamento de cinema de animação da École Superieure des Gobelins (Paris).
CONFERÊNCIA: METODOLOGIA, PROCESSO DE TREINAMENTO E CRIAÇÃO DO AMOK TEATRO (RJ)
Coordenação: Ana Teixeira
28/09 – quarta-feira - 20h
Público: atores, estudantes de teatro e interessados em geral
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Serão abordados a metodologia e os processos de treinamento e criação do AMOK TEATRO (RJ), além de demonstração de vídeos sobre o trabalho da companhia, que coloca o ator no centro do ato teatral, apoiando-se em dois eixos: Antonin Artaud e Étienne Decroux. O trabalho do Amok se caracteriza pela busca de um rigor formal e da intensidade do corpo do ator como o lugar em que o teatro acontece.
VÍDEO CONFERÊNCIA – MOVEO TEATRO (Barcelona – Espanha)
Coordenação: Cia Angatu
29/09 – quinta-feira – 18h
Público alvo: interessados em geral
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Vídeo Conferência sobre o trabalho do MOVEO TEATRO e o “Centro de formación y creación - Mimo Corporal Dramático”, criados por Stéphane Lévy, cujo trabalho parte das pesquisas de Étienne Decroux em que o corpo é tomado como elemento principal de expressão cênica.
Fundada em Barcelona por Stéphane Lévy, a Companhia Moveo Teatro existe desde 2004, produzindo projetos artísticos que se alimentam de processos de investigação e colaboração intercultural e multidisciplinar e vem apresentando seu trabalho na Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Polônia e Suiça.
ESPETÁCULO: EL VIAJE DE ANELLAB O EL CUERPO Y LA MALETA
Ricardo Gaete (Chile)
29/09 – quinta-feira – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Caravanas de imigrantes que andam pelo mundo por árduos caminhos, fugitivos das guerras, dos baixos salários e de terras arrasadas. Amontoando suas bagagens, trazidas de longe, retiradas do horror. Este espetáculo baseia-se no trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, em sua pesquisa por mais de 40 países sobre imigrantes. Com Ricardo Gaete. Direção de Claudio Pueller.
WORKSHOP: ATUAÇÃO CORPORAL
Coordenação: Ricardo Gaete
30/09 – sexta-feira - 14h às 17h
Público: atores amadores, profissionais e estudantes de teatro
Inscrições: 15/08 a 29/09
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos)
20 vagas
O workshop oferece um estudo profundo do “ser”, “estar” e “fazer”, conjugados no corpo projetados em uma poética corporal que possui sua raiz na Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux (1898-1991), artista francês que reivindicou o corpo do ator como matéria essencial da criação.
Ator, Ricardo Gaete estudou atuação corporal e mimodrama contemporâneo, na Ecole de Mimodrame de Paris, estudou com Angel Elizondo (Argentina), Yves Lebreton (Montespertoli, Italia), entre outros. Graduado pela Internacional School of Corporeal Mime, com Steven Wasson e Corinne Soum (Londres/Inglaterra) e “Escuela de Arte Dramático”, Santiago, Chile.
ESPETÁCULO: ALICE
Cia Platform 88
30/09 – sexta-feira – 20h30
Classificação: 14 anos
Retirar ingresso com uma hora de antecedência
40 lugares
Alice é um espetáculo essencialmente gestual e onírico com apenas dois atores no palco: uma atriz no papel de Alice e um ator fazendo todos os outros personagens com os quais ela se encontrará durante sua jornada, que se passa dentro de um porão mítico. Concepção e criação de Sebastien Loesener e Janaina Tupan.
Serviço:
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
11 3221-5558 / 3222-2662
*Divirtam-se!!!
domingo, 28 de agosto de 2011
Oficina com As Meninas do Conto
O grupo As Meninas do Conto, através do projeto 15 ANOS DE HISTÓRIA, contemplado pela contemplado pela XVIII edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo oferece: oficina GRATUITA - VOZ DO INTERPRETE, VOZ DO PERSONAGEM
Ministrada por Lilian de Lima e Norma Gabriel
A oficina de voz é dividida em dois módulos:
A Fisiologia da Voz com Norma Gabriel, que abrangerá a fisiologia e as funções da voz, para o conhecimento do aparelho fonador e cuidados gerais para ter uma voz plena e saudável.
No segundo módulo, Expressão Vocal com Lilian de Lima, os participantes terão a oportunidade de experimentar em aulas práticas os aspectos técnicos absorvidos.
- Forma de seleção: escreva 15 linhas sobre porque quer participar da oficina de Fisiologia da Voz e Expressão Vocal e mande por e-mail com os dados:
Nome:
Idade:
e-mail:
Endereço /telefone:
- Público alvo: Profissionais, estudantes e interessados no conhecimento, desenvolvimento e expressão através da voz.
- Número de vagas: 30
- Prazo para a inscrição: até dia 09 de setembro
- A oficina será de 24h em 12 encontros 2x por semana de 2h cada.
- Horário: das 15h às 17h, às terças e quintas
1. o módulo com Norma Gabriel de 27 de setembro até 13 de outubro .
2. o módulo com Lilian de Lima de 18 de outubro a 03 de novembro.
- Local: Galpão As Meninas do Conto - R. Scipião, 132, Lapa, São Paulo - SP
ENCAMINHAR e-mail para: fomentomeninas@gmail.com
Maiores informações: www.meninasdoconto.com.br
Tel: 3868-4598
*Puxa, eu ia adorar fazer!!! Peninha!
*Puxa, eu ia adorar fazer!!! Peninha!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Nossa Vakinha tá ficando mais gordinha!!!
src="http://www.vakinha.com.br/widget/widget20.aspx?e=101108" width="200px" height="340px" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0" scrolling="no" style="border:solid 1px #ccc;">
Obrigada, Família Ávila!!!
Obrigada, Família Ávila!!!
1ª Balada do Brincante
Sábado, 10 de setembro às 21:00 - 11 de setembro às 04:30
Localização:
Teatro Escola Brincante
Purpurina, 428 - Vila Madalena
São Paulo (São Paulo, Brazil)
*Sábado - dia 10/09
das 21h até o Metrô raiar!
Convidados:
Forró do Zé Pitoco
(pé de serra)
Xamêgo Baião
(forró de rabeca)
Sambada
(ritmos brasileiros)
Bar com bebidas, caldos e porções
Entrada:
lista $15 | porta $20 (apenas dinheiro ou cheque)
Envie nome completo até o dia 09 para producao@institutobrincante.org.br
www.institutobrincante.org.br
*Quem vai???
Eu tb!
Localização:
Teatro Escola Brincante
Purpurina, 428 - Vila Madalena
São Paulo (São Paulo, Brazil)
*Sábado - dia 10/09
das 21h até o Metrô raiar!
Convidados:
Forró do Zé Pitoco
(pé de serra)
Xamêgo Baião
(forró de rabeca)
Sambada
(ritmos brasileiros)
Bar com bebidas, caldos e porções
Entrada:
lista $15 | porta $20 (apenas dinheiro ou cheque)
Envie nome completo até o dia 09 para producao@institutobrincante.org.br
www.institutobrincante.org.br
*Quem vai???
Eu tb!
HISTÓRIAS BEM CONTADAS...
... Aprovadíssima pelo 6 I!!!
Dei o texto e um livro (comum) nas mãos da Bia: - Leia!
- Eliana, adorei a peça!!!
Daí, li pros meus alunos. Já tinha contado algumas histórias... Mas, desta vez li inteira para 24 alunos. A idéia era ler metade e deixar a outra pra sexta, mas 19 votos e fui até o fim.
Os comentários posteriores me fazem crer que estamos (A Cia dos Clownstrofóbicos) no caminho certo!
Sou grata!
II Mostra de Mímica Contemporânea - ATIVIDADE PRÉ-MOSTRA GRATUITA!
Dias 29 e 30 de agosto (segunda e terça-feira) às 14h30.
Workshop: Uma pontuação para o corpo - Coord.: Luis Torreão
(Hippocampe - França)
16 vagas, é necessária a inscrição antecipada pelo email:
Colocar no assunto da mensagem: "workshop com Luis Torreão" e enviar junto com a mensagem: currículo resumido e carta de interesse (max. 5 linhas).
Dia 30 de Agosto (terça-feira) às 19h30.
Conferência-demonstração: A Mímica Corporal, a ciência da composição - Coord.: Luis Torreão (Hippocampe - França)
50 lugares, chegar 30 minutos antes para retirada de ingresso.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES SOMENTE PELO EMAIL:
O workshop e a conferência acontecerão no Teatro Aliança Francesa, Rua. General Jardim, 182, República - São Paulo - SP
*Luis Torreão começou seus estudos em Mímica Corporal em 1994, antes de se tornar assistente de Thomas Leabhart em 1997 em Paris e na Califórnia. Leciona na Project Seahorse (Hippocampe) em Paris desde Setembro de 2000.
Atualmente, dirige a companhia Hippocampe em Paris.
Como ator e coreógrafo, criou: de Homens e Mulheres (2005), Traçado (2004), Labirinto - Prototype (2003), Koan (2002).
Conheça a programação completa: www.mimicas.com.br/iiimostra.html
Não consegue ver? clique AQUI
Apoio Cultural: http://www.aliancafrancesa.com.br/
Via RAC - SP
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Para publicidade.
PRECISO URGENTE DE PESSOAS QUE NUNCA FIZERAM PUBLICIDADE:
HOMEM DE 33/37 ANOS;
MULHER PERFIL BEM BRASILEIRA CASTANHA ESCURA 40/45 ANOS;
HOMEM 50 ANOS GRISALHO - PERFIL ADULTOS R$10.000 ( DEZ MIL REAIS);
MENINO MULATO DE 6/7 COMPLETOS;
E MENINO 6/7 ANOS CASTANHO R$4.000,00 ( QUATRO MIL).
CLIENTE SUPER IMPORTANTE DO MERCADO.
FOTOS (PODEM SER CASEIRAS) PARA:
*Repassando!!!
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Skatistas: procura-se!
Antônia Souza 22 de agosto de 2011 15:16
SP - Urgente skatista de 18 a 22 anos. Cachê R$2.500,00. Alguém indica?
Escolha por foto.
E-mail: atendimento@winneratoresemodelos.com.br
Audição - Cia. da Matilde
A CIA. DA MATILDE EM PARCERIA COM O ESCRITÓRIO DAS ARTES E A SE4 PRODUÇÕES, ABREM AS AUDIÇÕES PARA A NOVA MONTAGEM DE ROMEU E JULIETA.
Mais infos:
http://universoculturaldamatilde.blogspot.com/2011/08/cia-da-matilde-em-parceria-com-o.html
*Uma Cia. bem bacana. Boa sorte pra quem vai!!!
Mais infos:
http://universoculturaldamatilde.blogspot.com/2011/08/cia-da-matilde-em-parceria-com-o.html
*Uma Cia. bem bacana. Boa sorte pra quem vai!!!
.
domingo, 21 de agosto de 2011
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Hoje é dia do Ator...
E niver da Carina!!!

Estas não são as nossas melhores fotos... As nossas fotos mais bonitas estão muito bem guardadas "aqui" e são reveladas a cada vez que conto uma história nossa.
Minha querida amiga, irmã, inteligente, articulada, atriz... Te amo! E obrigada por todos os momentos que passamos juntas. Com certeza, se não fossem com vc, não teriam a menor graça!
SEJA FELIZ SEMPRE!!!
Escritores adolescentes
Coletânea "Identidade". Procuro autores que completem, no máximo, até 18 anos em 2011 para participar da coletânea de contos/crônicas "Identidade", a ser lançada pela editora Giostri, com organização de Rynaldo Papoy. Espalhem a notícia.
E-mail: rynaldopapoy@yahoo.com
Via RAC (recebi em 18/08/2011)
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
A Cia Pompa Cômica procura músico
A Cia Pompa Cômica procura músico, de preferência que toque violão e sanfona, outros instrumentos também serão bem vindos, para integrar elenco do espetáculo Brasil de Cabelos Brancos, com 3 apresentações agendadas em Bauru no dia 29/09. As apresentações fazem parte do Projeto Arte Saúde & Cidadania na sua Cidade, patrocinado pela RIP, via Lei Rouanet.
Contato: 11 - 9609-7057 - Sérgio ou via mail: pompacomica@uol.com.br
*Via Rede Cultura Infância (recebi 16/08/2011)
OFICINA ATELIÊ DE DRAMATURGIA
O Quixote Espaço Comunitário de Cultura, abre inscrições para a Oficina Ateliê de Dramaturgia, com a professora Adélia Nicolete, Mestre em Artes pela ECA- USP, e Doutoranda em Pedagogia do Teatro também pela ECA/USP, a oficina terá inicio no dia 06 de Setembro e acontecerá sempre às terças-feiras, das 13:30 às 16:30.
As vagas são limitadas, e a oficina destina-se à jovens com idade entre 12 e 18 anos, e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente no local com a presença do responsável.
Um pouco sobre a oficina:
A palavra ateliê é de origem francesa e quer dizer “oficina, reunião de diversos artistas e artesãos”.
O nosso Ateliê de Escrita Dramática pretende reunir interessados em escrever para teatro, mas também os interessados pela escrita em geral, ou pela poesia em particular. E como ateliê, em geral, é associado às artes visuais, no nosso caso não vai ser diferente: teremos como estímulo para a escrita elementos da composição visual, o olhar estético sobre a realidade à nossa volta, além de muita reflexão sobre nosso papel de artistas. Um processo mais ou menos assim: olhar-refletir-sentir-escrever-comunicar, utilizando jogos, improvisação e uma metodologia que segue alguns princípios dos ateliês franceses de escrita.
Local:
Quixote Espaço Comunitário de Cultura
Endereço: Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145.
Ipiranga (Próx. a Av Nazaré, em frente a ETEC Getulio Vargas).
Tel: 011 2272-1921
Obs: Apresentar cópia do RG e foto 3X4.
--
Quixote - Espaço Comunitário de Cultura
Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145 - Ipiranga
São Paulo, SP
Tel (11) 2272-1921 / 2061-2286
siga-nos no twitter: www.twitter.com/funsaiquixote
Dica! Via Rede Cultura Infância (recebido 16/08/2011)
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Exilados de Capela - O Musical
(Repassando!!!)
Oi, pessoal!
Como todos sabem estou em trabalho voluntário na peça Exilados de Capela - O musical no Teatro União Cultural - SP.
Gostaria de pedir a colaboração de vocês para fazer o Bem!
Exilados de Capela - O Musical é baseado no livro homônimo de Edgard Armond, de 1949, e conta a história de uma suposta civilização de espirítos altamente desenvolvida que habitou a estrela de Capela, da constelação Cocheiro, há muitos milênios.
... Alguns desses habitantes, no entanto, não acompanharam essa contínua evolução e foram enviados a Terra como forma de punição, iniciando-se assim o ciclo de encarnação neste planeta.
Uma vez neste novo plano - que tinha como gorvernador geral Jesus -, esses espíritos tiveram que realizar trabalhos duros e penosos, contribuindo assim para o progresso dos povos primitivos que aqui viviam.
O governador lhe abençoou as lágrimas, dizendo que todo empenho na evolução da Terra seria recompensado. Entretanto, os espíritos viviam com a sensação de paraíso perdido, ainda que mantivessem, em seu íntimo, uma boa lembrança de Capela.
Na Terra, esse espíritos foram divididos em quatro grandes grupamentos: hindus, chineses, egípcios e hebreus, dando início a raça Ariana, que, até então, não se conhecia. Exilados de Capela - O Musical remota a trajetória de grandes civilizações por meio da música, da interpretação e da dança. Mais que um espetáculo e uma aula de história, a montagem emociona pela lição de vida adaptada aos palcos pela Attitude Cia. Artística.
A verba será revertida para duas instituições. Se tiver pouco público não poderemos continuar com a peça, por isso peço a colaboração de vocês.
Ingresso: R$ 30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada (idosos e estudantes com carteirinha) Grupo de 10 pessoas sai por R$20,00 cada pessoa. Os ingressos à venda na bilheteria do Teatro, pelo ingresso.com.
...
Esperamos vocês lá! Pois sei que esse valor não fará falta para vocês, mas para as crianças sim. Espero vocês no próximo final de semana. Sábados às 18h e Domingos às 17h30. Conto com vocês. Para quem já viu em SBC, ajude a divulgar por favor.
Passe esse e-mail adiante e nos ajude a divulgar.
Bjs,
Simone
III Mostra de Mímica Contemporânea - São Paulo
Saudações! Convidamos aqueles que quiserem apresentar uma cena\processo de trabalho\pesquisa de trabalhos corporais, mímica\teatro-fisico\dança\teatro-gestual na abertura da Mostra dia 16 de setembro entrem em contato: contato@mimicas.com.br
III Mostra de Mímica Contemporânea: 16 a 30 de Setembro - 2011
Com a terceira edição da “Mostra de Mímica Contemporânea”, o Projeto Mímicas fecha o primeiro ciclo sobre a obra de Étienne Decroux, um artista que se dedicou plenamente à poética do cotidiano e ao estudo
do movimento como atitude fundamental da humanidade. Este ciclo se iniciou com o estudo de seu legado, conceitos estéticos e históricos seguindo para reflexões interdisciplinares sobre caminhos e perspectivas e, neste ano em que a morte de Étienne Decroux completa vinte anos, conclui-se com uma análise a respeito das trajetórias, caminhos e diálogos da Mímica Corporal Dramática, durante estas duas últimas décadas e homenageando o artista francês conhecido como o “Pai da Mímica Moderna”, desenvolvedor da Mímica Corporal Dramática.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.mimicas.com.br/iiimostra.html
Todas as atividades da Mostra são gratuitas e acontecem na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3221-5558 / 3222-2662 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 22h e sábado das 10h às 18h
ATENÇÃO: As inscrições estão abertas à partir do dia 15 de Agosto e serão realizadas pessoalmente na própria oficina cultural Oswald de Andrade.
(será aberta a possibilidade de inscrição por email para os que não moram no Estado de São Paulo, entre em contato: contato@mimicas.com.br)
Não consegue ver? http://mimicas.com/image/mostra/cartaz_iii_mostra.jpg
Via RAC - SP
(Recebido em 13 de agosto de 2011)
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Eliana Bach "Lilica" Atriz: Histórias Bem Contadas - Vakinha.com.br - vaquinha...
Eliana Bach "Lilica" Atriz: Histórias Bem Contadas - Vakinha.com.br - vaquinha...: "Histórias Bem Contadas - Vakinha.com.br - vaquinhas online"
*... Então??? Colabore!
*... Então??? Colabore!
Edital de Artes Cênicas
Governo de São Paulo lança edital de R$ 600 mil para projetos de teatro, dança e circo de municípios pequenos.
Serão escolhidos vinte projetos de artistas residentes em cidades com até 50 mil habitantes; as inscrições seguem até 16/9.
Vinte projetos voltados à circulação de espetáculo de artes cênicas serão contemplados pelo edital 12/2011 do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo de São Paulo.
Um detalhe importante: como o foco do edital é a interiorização da cultura, a inscrição será exclusiva para artistas que residem em municípios paulistas com até 50 mil habitantes. O investimento total, de R$ 600 mil, vem dos recursos da Secretaria de Estado da Cultura.
“Democratizar o acesso à cultura, principalmente em pequenos municípios onde as opções culturais são escassas, é uma das principais metas da Secretaria”, explica o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
As inscrições já estão abertas e os interessados têm até o dia 16 de setembro para submeter seus projetos à aprovação. O edital contempla espetáculos de teatro, dança e circo.
O edital está dividido em três módulos. O módulo um reúne sete prêmios de R$ 20 mil cada; o modulo dois, seis prêmios de R$ 30 mil cada; já o módulo três disponibiliza sete prêmios de R$ 40 mil cada. As inscrições e contratações serão de pessoas físicas, artistas ou representantes de grupos de artistas, residentes comprovadamente há mais de dois anos em município do Estado de São Paulo com até 50 mil habitantes.
Clique aqui para mais detalhes do Edital.
Programa de Ação Cultural
O ProAC é um dos mecanismos de financiamento mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura para ampliar e diversificar a produção artística de São Paulo, promovendo a circulação de bens culturais, o acesso da população aos eventos, a preservação do patrimônio histórico e artístico. Uma das propostas do programa é viabilizar projetos que muitas vezes não teriam participação no mercado cultural, mas que têm grande significado para a sociedade.
Somando os investimentos do ProAC aos demais programas de fomento e premiações, a Secretaria investirá em 2011 um total de R$ 34 milhões no incentivo à produção cultural.Fonte: Assessoria de Imprensa SEC.
Data: 03/08/2011
Edital de Artes Cênicas
Governo de São Paulo lança edital de R$ 600 mil para projetos de teatro, dança e circo de municípios pequenos.
Serão escolhidos vinte projetos de artistas residentes em cidades com até 50 mil habitantes; as inscrições seguem até 16/9.
Vinte projetos voltados à circulação de espetáculo de artes cênicas serão contemplados pelo edital 12/2011 do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo de São Paulo.
Um detalhe importante: como o foco do edital é a interiorização da cultura, a inscrição será exclusiva para artistas que residem em municípios paulistas com até 50 mil habitantes. O investimento total, de R$ 600 mil, vem dos recursos da Secretaria de Estado da Cultura.
“Democratizar o acesso à cultura, principalmente em pequenos municípios onde as opções culturais são escassas, é uma das principais metas da Secretaria”, explica o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
As inscrições já estão abertas e os interessados têm até o dia 16 de setembro para submeter seus projetos à aprovação. O edital contempla espetáculos de teatro, dança e circo.
O edital está dividido em três módulos. O módulo um reúne sete prêmios de R$ 20 mil cada; o modulo dois, seis prêmios de R$ 30 mil cada; já o módulo três disponibiliza sete prêmios de R$ 40 mil cada. As inscrições e contratações serão de pessoas físicas, artistas ou representantes de grupos de artistas, residentes comprovadamente há mais de dois anos em município do Estado de São Paulo com até 50 mil habitantes.
Clique aqui para mais detalhes do Edital.
Programa de Ação Cultural
O ProAC é um dos mecanismos de financiamento mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura para ampliar e diversificar a produção artística de São Paulo, promovendo a circulação de bens culturais, o acesso da população aos eventos, a preservação do patrimônio histórico e artístico. Uma das propostas do programa é viabilizar projetos que muitas vezes não teriam participação no mercado cultural, mas que têm grande significado para a sociedade.
Somando os investimentos do ProAC aos demais programas de fomento e premiações, a Secretaria investirá em 2011 um total de R$ 34 milhões no incentivo à produção cultural.Fonte: Assessoria de Imprensa SEC.
Data: 03/08/2011
VIII MOSTRA NACIONAL DE TEATRO POPULAR
Até o dia 15 de agosto, a Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina recebe inscrições para a VIII Mostra Nacional de Teatro Nacional, que será realizada entre os dias 24 e 27 de novembro, em Londrina, no Paraná.
Para mais informações, clique aqui. Baixe sua ficha de inscrição neste link.
Fonte: CPT
NOVO ENCONTRO DO MTC
O Movimento dos Trabalhadores de Cultura convida todos os insatisfeitos com as políticas públicas de cultura a comparecerem à próxima reunião do movimento, para pensar e discutir as próximas ações e estratégias da mobilização.
Na próxima quarta-feira, dia 17/08, às 19h, no Teatro Coletivo (Rua Consolação, 1623 – Consolação).
NÃO DEIXE DE COMPARECER!
Saiba mais acessando o site www.culturaja.com
*Via CPT.
Oswaldo Montenegro premiará...
... Com R$ 30.000,00 os dois melhores clipes sobre a sua nova música "Eu quero ser feliz agora".
Baixe a música e participe:
Baixe a música e participe:
www.oswaldomontenegro.com.br/concurso
http://www.youtube.com/watch?v=xZQhVzXMS7Y
*Via Oficina dos Menestréis
http://www.youtube.com/watch?v=xZQhVzXMS7Y
*Via Oficina dos Menestréis
(11) 5575-7472
www.oficinadosmenestreis.com.br
www.oficinadosmenestreis.com.br
Quem canta...
Coro Madrigal cantate Deo precisa de tenores, baixos, contraltos e sopranos.
Coral amador que trabalha em prol da música.
Responder para: helio.j@globo.com
Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2011.
Via Rede Cultura Infância.
A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos apresenta
A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos apresenta seu mais recente espetáculo, A TECELÃ, com ENTRADA FRANCA, e coordena WORKSHOP gratuito.
Unindo ilusionismo e Teatro de Animação, montagem faz uso de variantes para técnicas milenares.
De 20 a 23 de agosto, às 20h, A CAIXA DO ELEFANTE, grupo de Porto Alegre (RS) que está completando 20 anos, apresenta seu mais recente espetáculo, A TECELÃ, com ENTRADA FRANCA, no Espaço Sobrevento. Com dramaturgia visual e direção assinada por Paulo Balardim, o espetáculo é inspirado em alguns mitos que envolvem a tecelagem. A tecelã tem o poder de transformar seus desejos em realidade e, através do ato criativo, vencer a solidão de seus dias.
Para apresentar a história da mulher (protagonizada por Carolina Garcia) capaz de materializar todo um universo imaginário, a produção aposta numa combinação de linguagens, tais como teatro de bonecos, vídeo, dança e ilusionismo, mas sem perder o clima intimista. As cenas vão se alinhavando, perpassadas por uma belíssima trilha original composta por Nico Nicolaiewsky.
SOBRE O WORKSHOP
No dia 21 de agosto, das 9h às 12h30, o grupo coordenará o workshop LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS. Nele, explorará noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados através da descoberta de possibilidades dramatúrgicas do corpo em justaposição com o inanimado, através de contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco. Com 20 vagas, o workshop é GRATUITO e será ministrado por Paulo Balardim, diretor e doutorando em teatro de animação. Os interessados - atores, professores e arte-educadores, preferencialmente - devem se inscrever através do e-mail: caixadoelefante@gmail.com.
A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, fundada em 1991, em Porto Alegre, RS, é um dos mais expressivos grupos brasileiros de teatro de bonecos da atualidade. Com suas montagens, direcionadas tanto para público infantil como o adulto, tem participado de importantes festivais internacionais de teatro de animação (Sevilha, Pais Basco, Catalunya, Gênova, França, Canadá, Argentina). Figura, em suas histórias, a essência do teatro de bonecos latino-americano: textos populares que mesclam poesia e comicidade, apresentados com um primor técnico que envolve um delicado trabalho de construção e manipulação. Atualmente, possui, em atividade, sete espetáculos (um em fase de montagem), tendo recebido, diversos prêmios, entre os quais: Prêmio Quero-Quero de Melhor Espetáculo (1991), Prêmio especial do júri em São José do Rio Preto-SP (1992), Prêmio Quero-Quero de Melhor espetáculo (1993), Prêmio especial Tibicura (1996), Prêmio de Melhor Cenografia em São José do Rio Preto (1996), 04 Prêmios Tibicura, incluindo Melhor Espetáculo (2003), 05 Prêmios Tibicuera, incluindo Melhor Espetáculo, (2008).
Além de seus espetáculos, a Caixa do Elefante presta assessoria para outras companhias teatrais, construindo bonecos, cenografias e ministrando oficinas. Ao todo, em seus dezoito anos, somam-se quase uma centena de produções. A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, desde 2006, constitui-se como uma ASSOCIAÇAO CULTURAL, desenvolvendo, também, projetos sociais que mesclam formação artística, cultura e entretenimento.
A Tecelã
Projeto contemplado pela FUNARTE Prêmio Myriam Muniz de Teatro
Apoio: Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos
Dias e horários: De 20 a 23 de agosto - 20h
Classificação: Livre
Local: Espaço Sobrevento
Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 – próx. à Estação Bresser-Mooca do Metrô e ao Viaduto Bresser
Capacidade: 90 lugares
Ingresso: Gratuito (Bilheteria abre uma hora antes da sessão)
Direção e dramaturgia visual: Paulo Balardim
Elenco: Carolina Garcia, Viviana Schames, Valquíria Cardoso
Duração: 50 minutos
*Dica: Rede Cultura Infância
Bom espetáculo!!!
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi - SP
SÃO PAULO, 12/08/2011
Informativo da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
A Oficina Cultural Amácio Mazzaropi está com inscrições abertas. A programação é composta por atividades nas áreas de Dança, Circo, Fotografia, Música, Patrimônio Histórico, Teatro e Vídeo.
Nossa programação completa pode ser acessada através do link:
NÚCLEO DE AUDIOVISUAL
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi: O Prédio e Seu Entorno - Lugar de Memória, Lugar de Criação
Ao longo dos anos, o bairro do Brás passou por grandes transformações devido ao seu crescimento desordenado. Os teatros, cinemas, fábricas, escolas e casa de imigrantes cederam espaço para as lojas, camelôs e cortiços. Por meio da produção do documentário Lugar de memória, lugar de criação, o Núcleo de Audiovisual tem como objetivo manter viva a memória do prédio histórico em que a Oficina Cultural Amácio Mazzaropi está localizada e de seu entorno, evidenciando a importância artística e cultural da região. Fazem parte do Núcleo oficinas que contribuirão para feitura deste documentário.
OFICINA DE DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Angelo Szamszoryk.
22/8 a 12/12 - segundas e terças-feiras - 14h às 17h.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 8 a 19/8.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
Os participantes desta oficina formarão a equipe de elaboração do documentário Lugar de memória, lugar de criação. A fase inicial da atividade abordará questões estéticas da linguagem documental, análise de filmes e textos, pesquisa do tema e aspectos técnicos de produção e realização. Definida a concepção fílmica, os participantes, dividindo-se entre as várias funções técnicas de uma equipe de filmagem, mergulharão no processo de realização do documentário.
Angelo Szamszoryk é formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, especializando-se em Criação Publicitária. Tem mais de 10 anos de experiência em publicidade e comunicação, atuando como diretor de arte e designer gráfico. Na área do audiovisual, exerce as funções de diretor, roteirista, cinegrafista e editor. Seus projetos atuais são um longa-metragem de ficção e uma série para a televisão.
OFICINA: NOVAS MÍDIAS E CULTURA DIGITAL
Coordenação: Angelo Szamszoryk.
23/8 a 13/12 - terças-feiras - 17h30 às 20h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 8 a 19/8.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
A oficina fornecerá o conhecimento de novas mídias, focando na prática com internet, câmeras fotográficas, filmadoras caseiras e celulares, entre outras tecnologias. O grupo de participantes fará o acompanhamento dos bastidores da produção do projeto audiovisual Lugar de Memória, Lugar de Criação.
WORKSHOP DE MONTAGEM E OPERAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL
Coordenação: Angelo Szamszoryk.
27/08 - sábado - 14h30 às 17h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 8 a 26/8.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.
Atividade prática de suporte técnico que versará especificamente sobre montagem, desmontagem e manutenção de equipamento digital audiovisual.
CICLO DE ESTUDOS: OFICINA CULTURAL AMÁCIO MAZZAROPI O PRÉDIO E SEU ENTORNO - LUGAR DE MEMÓRIA, LUGAR DE CRIAÇÃO
Coordenação: Débora Pereira dos Santos e Eujácio Roberto Silveira.
3/9 a 5/11 - sábados - 14h30 às 17h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 8 a 31/8.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Ministrada por especialistas na história do Brás, a atividade fornecerá informações essenciais para a elaboração do roteiro para o documentário Lugar de memória, lugar de criação.
Débora Pereira dos Santos é mestre em Historiografia e História da Educação pela USP. Integra a equipe técnica do Centro de Memória da Educação da FEUSP.
Roberto Silveira é formado em História pela USP. Participou do Projeto “Memória da Educação de São Paulo” e é professor de História na Escola Estadual Padre Anchieta.
OFICINA DE FOTOGRAFIA: CONHECENDO SEU OLHAR
Coordenação: Felipe Fontoura.
10/9 a 19/11 - sábados - 14h às 17h.
Público: interessados a partir de 16 anos, que possuam câmera fotográfica.
Inscrições: 8 a 2/9.
Seleção: entrevista (3/9 - sábado - 14h).
20 vagas.
Tendo como foco o bairro do Brás, esta atividade pretende desenvolver o olhar e a capacidade de observação dos participantes, abordando técnicas fotográficas e de manipulação de imagens.
Felipe Fontoura é graduado em Comunicação Social, com bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho e pós-graduação em Produção Audiovisual pela PUC-PR. Fotógrafo há 20 anos, já expôs seus trabalhos no Brasil, Chile e França.
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás
11 2292-7071 / 2292-7711
*Tem outros cursos bem legais em todas a áreas artísticas.
Ps: Dei Oficina lá em 2004.
Pauta para setembro e outubro
*Repassando (recebi em 12/08)!!!
Olá, boa tarde
Estou com algumas pautas disponíveis para setembro e outubro no Amadododito Espaço Cênico, situado na Rua Aimberé, 236 em Perdizes. (começo da Av. Sumaré – perto do West Plaza).
Estamos negociando para estes meses uma forma de parceria de bilheteria, sendo 50%/50% na divisão.
Podemos negociar somente um dos meses ou os dois. Para eventos isolados, podemos conversar.
Segue fotos do espaço:
Ou informações no nosso site: www.amadododito.com
Tenho disponível:
Quinta às 21h00
Sexta às 23h59
Sábado 18h00 ou 23h59
Aguardo o envio do projeto ou espetáculo até o final da quarta. Caso interesse, estamos a disposição para conversarmos.
Por favor, repasse aos parceiros e amigos da área.
Abraços,
Alan Pires | Coordenador Geral
Diretor Teatral | DRT 30.632/SP
Rua Aimberé, 236 | Perdizes
Fones: (11) 5083-2218 e 7266-3021
terça-feira, 9 de agosto de 2011
A MOBILIZAÇÃO CONTINUA
Após ocupar a Funarte por uma semana inteira e articular uma passeata até o Itaú Cultura, em protesto contra a privatização da arte, o Movimento dos Trabalhadores de Cultura mantém-se ativo na luta por políticas públicas para a cultura.
Com a finalidade de avaliar suas últimas ações e discutir as próximas, o Movimento convida todos a comparecerem ao Teatro Coletivo (Rua Consolação, 1623 – Consolação), na próxima quarta-feira (10/08), às 19h.
NÃO DEIXE DE COMPARECER!
Saiba mais acessando o site www.culturaja.com
Fonte: CPT
sábado, 6 de agosto de 2011
Lugares que amamos!!!
Hoje fizemos, eu e Carina, a dobradinha 25 de Março e Santa Ifigênia.
Compramos uma caixa de som muito legal que substitui mesa de som e potência, com entrada USB e tudo o mais. Conseguimos fazer a troca de 1 microfone por um par de uma só base.
Agora podemos levar nosso Teatro "no bolso" pra qualquer lugar.
Compramos mais tecidos para o cenário: uma chita verde com flores laranja, sensacional. E o tule??? Tão laranja quanto! E um pen drive, só pra Cia, para não termos problemas.
...
Ontem, sentamos para conversar sobre os acontecimentos da semana. Ótimas possibilidades para outubro e novembro... E fizemos nossa primeira leitura juntas! Foi tão bonitinho!!! Como nos afinamos, eu e Carina, não só cenicamente, mas na vida, tb.
Amanhã tem mais!
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Atores - precisa:
HOMENS DE 30/40 ANOS PARA FOTO DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
CACHÊ R$ 14.000 MIL REAIS.
FOTOS COM DADOS PARA antonia@winneratoresemodelos.com.br
(quem já tem cadastro na Winner já está na seleção)
Fonte: Facebook
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Oficinas gratuitas na BDB – inscrições abertas
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Av. W3 Sul EQ 506/507), em parceria com o Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados, promove, a partir do dia 3 de agosto, as seguintes oficinas gratuitas, que serão ministradas pelos professores Marco Antunes e Isolda Marinho:
Oficinas ministradas pelo professor Marco Antunes:
Clube de Leitura
Horário: quarta-feira das 10h10 às 11h00
Leitura comentada com debates e análises das personagens, da época e das características de três obras de Machado de Assis: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Coletânea de Contos.
Redação, Teoria e Prática do Conto
Horário: quarta-feira das 11h10 às 12h00-
Reunião de pessoas que desejam ler, aprender e praticar literatura para, em grupo, participarem de uma série de atividades que estimulam a criatividade literária e geral do indivíduo, mesmo os que não pretendem produzir textos literários. Exercitar a criatividade e aprender novos temas e técnicas para auxiliar na melhor fruição da leitura.
Filosofia do I Ching:
Horário: quarta-feira das 12h10 às 13h
Análise das belas metáforas deste clássico literário milenar e apresentação das grandes linhas temáticas do I Ching, para utilização das estratégias do livro de mutações na vida pessoal, espiritual e no trabalho.
Oficinas ministradas pela professora Isolda Marinho:
Dança Circular
Horário: segunda-feira das 15h às 15h50
Atividade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, a coordenação motora e a musicalidade. Tem como foco a vivência da cooperação, do sentimento fraterno, da espontaneidade e da alegria. Excelente instrumento para crescimento pessoal, oferece aplicações nas áreas de arte-educação, recursos humanos, saúde e desenvolvimento de habilidades que favoreçam o trabalho em equipe. O ato de dançar em círculo motiva o indivíduo a se organizar como membro de uma sociedade e a compreender as transformações do mundo, da realidade e de seu próprio ser, ajudando no reconhecimento de si mesmo como parte do todo. A dança educa o corpo para a vida em comunidade.
Jogos Cooperativos
Horário: segunda-feira das 16h às 16h50
Exercícios de convivência que proporcionam o resgate do nosso potencial para vivermos juntos, aperfeiçoando nossas habilidades de relacionamento, com uma proposta de difusão da ética da cooperação, em detrimento da competição. Realizados em grupo, desenvolvem competências humanas necessárias para a melhoria da qualidade de vida atual e para a vida das futuras gerações. Promovem ações e relações educativas, capazes de contribuir para diminuir as barreiras e estreitar as distâncias que têm separado pessoas, grupos, sociedades e nações.
Inscrições e informações pelo telefone (DDD de Brasilia) 3244-3015.
Certos de contar com a divulgação do material acima, subscrevemo-nos,
Atenciosamente,
Maria da Conceição Moreira Salles
Coordenadora da Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Repassando, via Rede Cultura Infância
Repassando, via Rede Cultura Infância
Rip - Ítalo Rossi

Ítalo Balbo Di Fratti Coppola Rossi nasceu em Botucatu, interior paulista, no dia 19 de janeiro de 1931. Iniciou a carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
Em 55 anos de carreira, no teatro, Ítalo participou do elenco de mais de 400 montagens.
Fonte: IG - Último Segundo
Produtora de arte de pequeno porte contrata:
Estagiário(a) de Produção Cultural, Comunicação e/ou áreas afins;
Se você é dinâmico, é usuário de redes sociais, é blogueiro, adora e frequenta eventos culturais, é comunicativo, é do tipo que conhece alguém, que conhece alguém que sabe fazer alguma coisa legal e tem uma grande rede de contatos, nós queremos você!
Estamos em busca de um estagiário para auxiliar em nossos eventos. Para tanto, é necessário que você esteja cursando a Graduação, tenha disponibilidade para trabalhar sábado, mesmo em lindos dias de sol, e fazer pequenas viagens!
A carga horária semanal é de 30h e é flexível.
Se você tem interesse em novos desafios, envie-nos o seu currículo e inclua sua pretensão de bolsa auxílio. No e-mail, fale um pouco sobre o seu interesse em trabalhar conosco.
Se quiser saber mais sobre nós, veja o site: www.imagemcultural.com
Os currículos deverão ser enviados em anexo para o email:juliana@imagemcultural.com.br
Receberemos currículos até o dia 16 de agosto.
Obrigada,
Juliana Rodrigues.
Recebido em 03/08, via Rede Cultura Infância
terça-feira, 2 de agosto de 2011
SAIAM DA FUNARTE - UM APELO AO BOM SENSO
Eu, Mariozinho Telles, na condição de cidadão brasileiro, eleitor e artista que celebra o estado de direito, que comemora o terceiro mandato do partido que elegeu, que colabora com o desenvolvimento da economia da cultura, munido de minha infinita paciência (característica imprescindível da pesquisa, da criação e da realização cultural e artística), apelo ao bom senso e solicito a imediata saída dos invasores da FUNARTE de São Paulo, o pronto restabelecimento da normalidade deste órgão que também me pertence, o pleno funcionamento de todas as suas atividades, o respeito obrigatório aos seus funcionários, a retomada do diálogo democrático pelas vias aceitáveis no convívio social civilizado e o livre exercício da gestão em curso empenhada em árdua tarefa de saldar o déficit deixado pela gestão anterior e retomar o curso da implementação das políticas públicas para a cultura pelas quais ansiamos todos.
Creio que não preciso explicar, nem justificar, uma letra do que escrevo, o tamanho da minha perplexidade, o motivo da minha indignação, a razão do meu repúdio a esta violência e ao uso ilegítimo da representação na minha atividade profissional em atos de barbárie.
Sem mais
Mariozinho Telles
*Via Rede Cultura Infância
Produtores criticam decisão de financiar peças e projetos sem licitação ou edital
Produtores criticam decisão de financiar peças e projetos sem licitação ou edital
02 de agosto de 2011 | 0h 00
Jotabê Medeiros - O Estado de S.Paulo
Sem edital e sem licitação, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) contratou este ano projetos vultosos que estão causando protestos de artistas e produtores. O mais vistoso parece ser a decisão de abrigar na Galeria Funarte (no prédio do Palácio Gustavo Capanema, no Rio) uma exposição já montada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, a mostra São Francisco - Um Rio Brasileiro, entre 25 de outubro e 5 de dezembro. O valor do financiamento é de R$ 800 mil.
A exposição de Fraga já esteve em cartaz em São Paulo - ficou até junho no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera. Fraga já tinha captado R$ 1,1 milhão de recursos pela Lei Rouanet.
Há também a destinação de R$ 300 mil para 5 apresentações de um espetáculo da atriz Bibi Ferreira; R$ 500 mil para 10 apresentações do grupo francês Théâtre du Soleil, referentes ao espetáculo Les Naufragés DuFol Espoir, no Rio de Janeiro; contratação da Zadig Promoções para pré-produção de 3 apresentações de Uma Flauta Mágica, de Peter Brook, no Rio, no valor de R$ 517 mil; contratação da Casa da Gávea para 4 apresentações de Sonho de uma Noite de São João, no valor de R$ 135 mil.
Todos esses projetos em questão estão sendo abrigados na rubrica "Inexigibilidade de Licitação". São decisões diretas da Funarte, não são analisados por comissões externas independentes. A maioria deles já recebeu recursos da Lei Rouanet, por meio de renúncia fiscal, o que caracteriza sobreposição de financiamentos públicos.
O presidente da Funarte, Antonio Grassi, defendeu a singularidade das ações financiadas. Ao Estado, Grassi informou que a exposição do Ronaldo Fraga se insere num projeto maior, já lançado, chamado Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco, e que inclui a produção de um livro e oficinas em todas as cidades da chamada bacia do Rio, que serão ministrados por Ronaldo Fraga e Benê Fontelles. Segundo o presidente da Funarte, o projeto de estímulo cultural na Bacia do São Francisco custará, ao todo, R$ 16 milhões.
Sobre o caso de Bibi Ferreira, Grassi diz o seguinte: "De fato, tem algumas pessoas que inexigem licitação, por serem ímpares". Ele alega que Bibi está dentro do contexto da programação de reabertura do Teatro Dulcina ("Algo que já estava no corpo do orçamento da Funarte"), e que é espetáculo inédito. "Dentro desse valor está incluída toda a produção. Ela não está embolsando R$ 300 mil", reagiu.
Segundo Grassi, as apresentações de Peter Brook e Ariane Mnouchkine são parte das ações internacionais da Funarte. Ele diz que a vinda do Théâtre du Soleil pela primeira vez ao Rio é fruto de uma parceria da Funarte com a Prefeitura e o Estado. "Pode checar com o Sesc São Paulo: esse valor de R$ 500 mil é só uma parte, é muito maior o custo de um espetáculo deles".
Como as escolhas são todas no Rio de Janeiro, e feitas sem participação de comissões independentes, alguns produtores apontam uma política de compadrio. A Casa da Gávea, por exemplo, atenderia a interesses de amizade - os donos da Casa da Gávea são Paulo Betti e Cristina Pereira, amigos pessoais de Grassi. Paradoxalmente, o Prêmio Funarte Carequinha, de circo, terá R$ 4,5 milhões em 2011, e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais terá R$ 1,9 milhão.
BALCÃO
Bibi in Concert IV - 70 Anos de Histórias e Canções
R$ 300 mil
10 apresentações do grupo francês Théâtre du Soleil
R$ 500 mil
3 apresentações de Peter Brook
R$ 517 mil
Contratação da Casa da Gávea para 4 apresentações de "Sonho de uma noite de São João"R$ 135
Aurea Karpor
(11) 2675-1310 / 8337-5168
Repassando, via Forum CBT.
Assinar:
Postagens (Atom)