Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CONVITE :: CONTATOS COM A ARTE :: O GRAFITTI E O ESPAÇO URBANO :: 04 MAI ( SÁB) 14 - 18H :: GRATUITO

Para fazer sua inscrição responda este e-mail com os seguintes dados:
Nome completo:
Nome da escola:
Cargo:
e-mail:




O Ministério da Cultura e o Museu de Arte Moderna de São Paulo convidam
Contatos com a arte
O grafitti e o espaço urbano
04/05 (sábado) 14 - 18h Gratuito

O encontro integrará uma visita mediada à exposição Alex Vallauri: São Paulo e Nova York como suporte, seguida de um passeio ao beco do grafitti na Vila Madalena. O roteiro será conduzido por Baixo Ribeiro, curador e fundador do Instituto Choque Cultural, que abordará a relação entre o espaço urbano e os artistas que trabalham com o graffiti nos dias de hoje.

Mediação: Mirela Estelles.
Vagas limitadas

Inscrições: 11 5085-1313 ou educativo@mam.org.br

O MAM fica no Parque Ibirapuera
Parque Ibirapuera, portão 3
+55 11 5085-1313
Ter - dom, 10h - 18h
Bilheteria até 17h30

Lei de Incentivo à Cultura

Realização

MAM
Ministério da Cultura
Governo Federal
Brasil
País rico é um país sem pobreza

Virada Cultural MCB tem programação especial com a série de shows "Caravana Cigana"

Agenda do final de semana do evento, em 18 e 19 de maio, inclui shows dos grupos Mutrib, Orkestra Bandida e Mawaca

Por: Panorama Brasil

São Paulo

Divulgação

No espírito paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural promove a convivência em espaço público durante 24 horas convidando a população a se apropriar da cidade por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares.

Desde a sua primeira edição, em 2005, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa do evento e para este ano programou, entre os dias 18 e 19 de maio, uma série de atrações especiais para toda a família. O destaque fica por conta da série de shows “Caravana Cigana”, celebrando ritmos de povos que transitam pelas várias regiões do mundo com os grupos Mutrib, Orkestra Bandida e Mawaca.

Os eventos têm início no sábado, 18 de maio, às 14h30, com a oficina educativa Uma Tarde no Museu, cuja proposta será a construção de uma réplica de objeto da Coleção MCB por meio da papietagem, técnica que consiste em sobrepor camadas de jornal criando uma estrutura que será finalizada por meio da pintura. Durante todo o fim de semana da Virada Cultural, o público terá acesso gratuito às mostras em cartaz: “BID 8|10|12 – Bienal Ibero-Americana de Design” e “Local x global: a arquitetura como lugar”, e às exposições de longa duração “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” e “Coleção MCB”.

Ainda no dia 18, a partir das 20h, apresenta-se no museu o grupo Mutrib, com ritmos tradicionais do Mediterrâneo Oriental e dos Balcãs. Em seguida, às 21h30, é a vez da Orkestra Bandida, grupo formado por instrumentistas pesquisadores da música cigana oriental que se especializaram no estilo Fasil: música das boates, cabarés e festas ciganas.
Já no domingo, às 11h, o projeto Música no MCB traz a Orquestra Arte Barroca, com repertório camerístico e orquestral dos séculos 17 e 18 no programa “O Ballet de Corte – A música nos tempos de Luis XIV”. A agenda da Virada Cultural 2013 no Museu da Casa Brasileira será encerrada com o show do Mawaca, “Inquilinos do Mundo”, às 18h, com influências do estilo de vida nômade, em uma grande celebração musical.

...colorido como uma caixinha de lápis de cor...




BONECA  - LANINHA
PROFESSORA - CARLINHOS

Boneca – " - Amarelo, Roxo, Lilás, Azul, Vermelho, Rosa e Verde."

Professora – Era assim que Laninha imaginava o primeiro dia de aula: colorido como um arco-íris. Desde que sua irmã mais velha começou a ir para a escola que Laninha sonhava em ir também. Ela já conhecia as letras. Só faltava aprender a juntar tudinho e formar palavras.

Laninha: – Mal posso esperar para ler aquele montão de livros... Vai ser o máximo!

Boneca - Finalmente, chegou o grande dia. No primeiro dia de aula, Laninha acordou bem cedinho. Escovou os dentes, penteou o cabelo, passou seu perfume mais gostoso...

Professora – ...um que tinha cheiro de algodão doce feito na hora!

Boneca - Quando chegou nos portões da escola, Laninha não chorou como as outras crianças: foi logo pegando na mão da professora – “que nem gente grande”.

Laninha: – Minha professora parece uma princesa! Não, uma fada!

Professora – Uma coisa (interrompendo os devaneios de Laninha): Laninha escondia um grande segredo: era tímida! Morria de vergonha. E tinha medo de não conquistar nenhum amigo.

Laninha: - Ai... Só de pensar...!

Professora – Laninha estava começando a achar que talvez pudesse deixar seu medo de lado e fazer uma amizade quando, de repente, entrou pela porta um furacão em forma de gente. Seu nome? Carlinhos.

Laninha: – Que ele não me veja, que ele não me perceba, que ele não me... Oi...

Boneca – No meio do caminho, Carlinhos tropeçou numa mochila e despejou toda sua fúria no dono... Ou melhor, na dona! “- Sua tonta! Porque não joga essa porcaria no lixo ao invés de deixar no chão!”

Laninha (respirando fundo): - Desculpa!

Professora – A voz de Laninha, ao invés de soar como um trovão, saiu com o som baixinho... Foi o que Carlinhos precisava: “- Sua isso, sua aquilo, sua aquilo outro e mais outro e mais outro e muito mais outro! Laninha choramingou e toda a classe riu. Agora, por causa de Carlinhos, todos os alunos chamavam Laninha de “A Menina Desastre”.

Laninha: - Então todo mundo falava assim de mim: - Não chama a Lana pra brincar não! Se ela cai vai ser um desastre! Não empresta nada pra ela que vai ser um desastre! Não fala assim senão ela chora... E vai ser um desastre!

Professora – E quanto mais Laninha queria fugir de Carlinhos, menos conseguia. E mais prazer o menino tinha em atormentá-la. Então, Aninha tomou uma decisão:

Laninha: - Eu nunca mais vou para a escola!

Mãe – Mas, Laninha! Não faz sentido você não ir mais à escola por causa do Carlinhos. E os lápis de cor? E os cadernos? E os livros com cheirinho de novos? - E assim, a mãe conseguiu convencer a menina a voltar para a escola.

Laninha: - No dia seguinte, a primeira pessoa que vi na minha frente foi o Carlinhos. Ele me viu, também! Desceu as escadas correndo. Achei que não ia mais ter jeito... Mas, ele tropeçou nos próprios pés, bateu a bunda no chão, deu duas cambalhotas e foi de cara no chão.

Carlinhos: - Vai ficar zoando comigo, também?

Laninha: - Não! Eu não gostei quando riram de mim.

Carlinhos: - Desculpa... Só fiz aquilo por que achei que assim eu ia conseguir ter alguns amigos.

Laninha - Não é assim que você vai agradar as pessoas. Se bater nelas, elas vão ter medo, mas não vão ser suas amigas...

Carlinhos - Desculpa! Prometo ser o melhor dos amigos.

Laninha: - Amigos!

“Entre borrachas e apontadores
Mora o meu grande amor
Colei seu nome com várias cores
No livro que ela me emprestou

Mandei mil balas e mariolas
Roubei as flores todas do jardim
Eu faço tudo na minha escola
Pra ver se ela gosta de mim

Cola o teu desenho no meu
Pra ver se cola
Cola o meu retrato no teu
E me namora
Comigo nessa dança
Um sonho de criança
E o meu coração colado ao teu
Pra ver se cola”

*Pra Ver Se Cola – Trem da Alegria


Boneca – Carlinhos ajudou Laninha a fazer novas amizades, mas nenhum amigo era tão especial quanto Carlinhos. E assim, seu mundo na escola voltou a ser colorido, até o final daquele ano e do outro e do outro...

Professora – Ei... Essa Laninha... Sou eu! Eu me chamo Lana!!!

Boneca – O queeeeeee...? Você namorou o Carlinhos? Noivou com o Carlinhos? Casou-se com o Carlinhos? E formaram uma família linda com gatos, cachorros, periquitos e brinquedos?

Professora – Não! Não deu tempo! Eu fui encolhida e vim parar num tal Reino de Tão Tão Distante... Agora o Carlos vai achar que eu fugi.

Boneca – Que tal sequestrada?

(...)


*Um pouquinho de "HISTÓRIAS BEM CONTADAS ou o Sumiço do Joãozinho".
Logo menos, em cartaz!!!


quinta-feira, 25 de abril de 2013

OFICINA de 11/05 de 2006.



*Olha o que eu achei!!!

(TRANSCRIÇÃO)

FERNANDO: - Mãe, eu não quero leite! Só quero ficar um pouco sozinho.

FERNANDO PEGA UMA FOLHA E UM LÁPIS E COMEÇA A PLANEJAR O QUE FAZER COM A NINA. SUA PRIMEIRA IDÉIA É A DE COLOCAR A PRIMEIRA PISTA NA CORDA EM QUE NINA VAI TER QUE BRINCAR COMO TAREFA PARA PODER SAIR DAQUELE LOCAL, ELE TESTA SUA IDÉIA. SUA SEGUNDA IDEIA É A DE COLOCAR AOUTRA PISTA NA CAMA DE GATO, ELE TESTA MOSTRANDO AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES. SUA TERCEIRA IDEIA É DE COLOCAR NA BONECA DE NINA, QUE ELE A ENTREGARÁ CONVIDANDO – A PARA O BAILE, ELE TESTA TAMBÉM ESSA IDÉIA.

FERNANDO: - Vou falar com a Estela, se ela tem mais ideias.

*Não reconheci a letra, mas a saudade se tornou doce. Lembro-me deste dia... Mas, só das personagens principais.

É segunda, 29!!!



domingo, 21 de abril de 2013

Precisamos de Escritores: Texto e Artigos

A LenderBook® está ampliando a quantidade de informações em seu site e para isto desenvolveu um novo projeto onde colaboradores de informações poderão inserir textos e artigos mediante prévia autorização.

Todo mês um texto ou Artigo ficará exposto em links patrocinados (média de 400 views diários) durante 1 mês totalizando aproximadamente 12.000 leituras/visualizações de seu trabalho.

Os textos e artigos ficarão expostos no site www.lenderbook.com através de abas de identificação (verdes – lateral esquerda) segundo a ordem de inclusão.

Recomendações editoriais:

- os Textos ou Artigos deverão ter entre 2 a 5 páginas de word em espaçamento simples e folha padrão;

- Deve ser inserido um título no início do trabalho;

- Após o título, o escritor/acadêmico deverá inserir 10 Tags separadas por espaço que identifiquem os tópicos principais de conteúdo;

- Ao final o escritor deve informar Fontes de coleta das informações se for o caso; e,

- Facultativamente colocar um mini currículo após todas as demais informações. 

Obs.: é facultado o autor expor seu nome no início ou final do Texto ou Artigo. A Forma, padrões e estética são livres. E as informações prestadas pelos escritores não podem violar os aspectos legais que a envolvem. O número de postagens é ilimitada.

Fraternalmente,

Max Diniz Cruzeiro


*Bem legal
Via Rede Cultura Infancia

EDITAIS ABERTOS ATUALMENTE

ÚLTIMA SEMANA: Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva: Saiba Mais

Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013: Saiba Mais

3º Concurso Jovens Dramaturgos: Saiba Mais

Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2013: Saiba Mais

Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2013: Saiba Mais

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural: Saiba Mais

*Via CPT

Encontros de outono em SP são assim!!!



Via Ingrid Okajima

VIII MOSTRA LATINO-AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO

De 16 a 21 de abril, no Centro Cultural São Paulo, acontece, com entrada franca, a 8ª edição do projeto. Para os que desejam ter suas publicações (livros, revistas e etc) expostos na Banca da Mostra, a serem vendidas ou distribuídas gratuitamente, escrever para:

...e veja o convite para a abertura. 

Programação completa:

Via CPT

Vaga para docente no SENAC

Neste final de semana será anunciada uma vaga para trabalhar na unidade Senac Santana como docente da área de teatro.
O docente selecionado assumirá aulas de Gestão Cultural, História do Teatro e Interpretação.
Os interessados deverão 1º cadastrar o currículo no site do Senac, link “trabalhe conosco”(www.sp.senac.br) e depois se vincular a vaga.
A vaga permanecerá aberta por uma semana.
O processo seletivo acontecerá no período entre 15 e 26 de abril.

Os interessados se cadastrem!!
Os demais divulguem!!

Obrigada!!!



Laura Melamed Barbosa
Senac Santana
Senac São Paulo
Tel.: 55 11 2146 8293 


*Compartilhando, via Carina Gotardelo

O espaço público CE Raul Tabajara abre inscrição para projetos esportivos, culturais e educacionais

O CE Raul Tabajara é um centro de convivência da Barra Funda idealizado por Mário de Andrade e gerido pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

O espaço está formatando uma programação regular de oficinas, minicursos, debates, apresentações artísticas e culturais, dentre outras atividades para o período de maio a julho de 2013.

Se você tem interesse em fazer temporada, ministrar oficinas, propor mostras e ciclos de debates, inscreva seu projeto AQUI até o dia 10 de maio.

Mais informações:
CE Raul Tabajara
Rua Anhanguera, 484. Barra Funda
11 3392-5592

*Repassando via Fórum CBT

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aprovado projeto que garante seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculo





Projeto de lei da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que prevê a concessão de seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculos de diversão foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria foi aprovada de forma terminativa.

De acordo com a proposta (PLS 211/10), o profissional terá direito a um salário mínimo como seguro-desemprego por um prazo máximo de quatro meses, de forma contínua ou alternada. Para isso, o beneficiário terá de comprovar que trabalhou em atividades da área por, pelo menos, 60 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido do benefício e que não está recebendo outro benefício previdenciário de prestação continuada ou auxílio-desemprego. Além disso, é necessário ter efetuado os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, bem como não possuir renda de qualquer natureza.

O projeto altera a lei que trata do Programa do Seguro- Desemprego, do Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - Lei 7.998/90. Ao justificar a apresentação do projeto, Marisa Serrano afirmou que a categoria é uma das menos amparadas pela proteção social em nosso país.

Em seu parecer, a relatora da matéria na CAS, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que, apesar de representar uma parcela pequena da população (65 mil trabalhadores ou 0,08% da população economicamente ativa), a categoria é sujeita a desemprego permanente, da ordem de 80 a 85%. Além disso, destacou, quando estão trabalhando, esses profissionais envolvem-se em relações informais de emprego, que ainda são de curta duração.

- As categorias que se pretende proteger, dos músicos, artistas performáticos, incluindo os bailarinos e técnicos em espetáculos de diversão [tais como os cenografistas, figurinistas, iluminadores, etc], constituem um grupo que, a despeito de uma imagem glamurizada, se encontram em situação de grande vulnerabilidade social - observou Ana Amélia.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado
 
*A fonte:
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2011/12/21/aprovado-projeto-que-garante-seguro-desemprego-para-artistas-musicos-e-tecnicos-em-espetaculo
 
Será que finalmente o senado começaráa legislar de forma menos injusta no que diz RESPEITO AOS artistas???