Chegou a hora de caprichar na fantasia da garotada e brincar o carnaval. Além das precauções básicas – escolher roupas leves e de material que não irrite a pele da criança, usar apenas tintas adequadas à pintura corporal infantil para as produções mais elaboradas e manter os pequenos alimentados e hidratados –, é preciso tomar alguns cuidados ao eleger o local da folia (confira opções de matinês de carnaval para crianças em diversas capitais brasileiras ao final da página).
Cristina Ortiz, pediatra e diretora médica do Pronto Baby, e Lia Gonsales, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura, dão dez dicas para que a farra em bailinhos fechados seja um sucesso.
Presença de médicos
Certifique-se de que haverá uma enfermaria bem equipada em funcionamento e profissionais de plantão para atender as crianças em qualquer eventualidade.
Segurança contra incêndios
Além de saídas de emergência bem sinalizadas, extintores e profissionais treinados devem ser facilmente localizados no salão e arredores.
Ventilação
Os dias são quentes e a agitação deixa os pequenos foliões suados. É preciso que o ambiente conte com ventiladores ligados e uma boa circulação do ar. Ambientes abafados podem causar até desmaios.
Piscinas
Se houver alguma piscina por perto - como é o caso de alguns clubes -, verifique se será proibido o acesso a elas, evitando assim o risco de afogamentos.
Piso
As crianças correm e dançam nos bailinhos de carnaval e os pisos devem ter aderência para evitar quedas e acidentes.
Janelas do salão
Cheque o posicionamento das janelas e não deixe seu filho chegar perto delas sozinho, especialmente se o salão não estiver localizado no térreo.
Confete, serpentina, spray de espuma e similares
Crianças muito pequenas não podem manuseá-los sozinhas. Além disso, fique atento para que elas não os coloquem na boca ou os engulam acidentalmente.
Alimentos e líquidos
Nem sempre os pais conseguem levar lanchinhos e bebidas, então é importante que o local ofereça possibilidades para a nutrição infantil.
Horário
Evite os bailinhos com início entre 12h e 13h. A temperatura chega ao seu pico do dia nesse horário e não é bom abafar crianças em ambientes fechados nessas condições. Prefira os eventos que aconteçam do meio da tarde em diante.
Trocador/vestiário
Caso você tenha que trocar a roupa de seu filho, deve ser disponibilizado um ambiente propício para que isso seja feito com segurança e conforto. Nada de fazer a troca no meio do salão.
30 fantasias de Carnaval para as crianças:
http://delas.ig.com.br/filhos/38-fantasias-de-carnaval-para-as-criancas/n1597627212945.html
Carnavalizando sempre que possível!!! |