Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

Histórias Bem Contadas - SP - Brasil

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Oficinas Culturais.

Meninas segue a propaganda de algumas oficinas que possam interessar.
bjs
Ca

*De Carina!

Alfredo Volpi
OFICINA DE COLAGEM MISTA: O CONCRETISMO DE ALFREDO VOLPI
Coordenação: Vera Campaner.
3/10 a 28/11 – segundas-feiras – 19h às 22h.
Público: artistas plásticos e interessados, com experiência na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: 19 a 29/9.
Seleção: portfólio. 
20 vagas.

Os participantes desenvolverão uma produção plástica por meio do uso fragmentado de imagens, jornais e objetos inusitados, buscando recontextualizar suas identidades visuais. A fase concreta do pintor Alfredo Volpi é tomada como base e referência para o desenvolvimento do trabalho.
Vera Campaner estudou Design de Interiores e Conservação e Restauração de Bens Móveis e Imóveis no Liceu de Artes e Ofícios. Para a rede SESC, ministrou oficinas educacionais e profissionalizantes de reciclagem, design e artes plásticas.

WORKSHOP: CINEMA INDEPENDENTE PROFISSIONAL
Coordenação: Vivi Amaral.
11/10 a 8/11 – terças-feiras – 19h às 22h.
Público: interessados no mercado audiovisual, com conhecimento básico de produção de cinema.
Inscrições: 12/9 a 7/10.
Seleção: carta de interesse. 
20 vagas.

O workshop orienta estudantes e amadores a realizarem projetos de cinema independente com perfil profissional, abordando tópicos como roteiro, produção executiva e divulgação.
Virginia Amaral é formada em Rádio e TV pela Faculdade Rio Branco e especializada em Computação Gráfica 3D pelo Senac. Cocriadora e diretora de programação do festival de cinema fantástico Cinefantasy.

OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Coordenação: Horizontes / CADE - Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo.
20 e 21/10 – quinta e sexta-feira – 9h às 12h e 13h às 18h.
Público: gestores e produtores culturais.
Inscrições: 8/8 a 19/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.

Os objetivos dessa oficina são: apresentar informações atualizadas sobre o mercado cultural; orientar a elaboração e a redação de projetos culturais; identificar as possibilidades de financiamento para projetos na área da Cultura; fornecer subsídios para que os participantes possam atuar como gestores e produtores de cultura dentro do conceito de economia criativa. Após o final da oficina, os participantes serão acompanhados pelos técnicos do CADE por meio das redes sociais, skype, e-mail ou telefone.
Horizontes é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. O CADE, um dos seus programas, tem suas bases voltadas para a difusão do conhecimento e capacitação técnica na área de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo na economia criativa.

OFICINA: TUDO EM 1 MINUTO – DA DRAMATURGIA À CENA
Coordenação: Walner Danziger.
19/10 a 14/12 – quartas feiras – 14h às 17h.
Público: interessados com conhecimento em teatro, a partir de 13 anos.
Inscrições: 19/9 a 17/10.
Seleção: questionário.
20 vagas.

Exercícios de improvisação servirão de material para a escrita e a produção de cenas de um minuto, que serão reunidas e apresentadas em uma montagem no final da atividade.
Walner Danziger é escritor, dramaturgo e diretor de teatro, formado pelo Teatro Escola Célia Helena. Fundador e diretor artístico do grupo Pixaim, é autor de, entre outros textos, Giletenamãodomacaco, Entre a fome e a fúria e 32 Dentes.

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Coordenação: Edson Araújo Lima.
22/10 a 10/12 – sábados – 10h às 13h.
Público: crianças de 8 a 12 anos, com interesse em teatro.
Inscrições: 3 a 21/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
A partir da leitura e interpretação de textos e músicas, de exercícios de expressão corporal e de jogos de improvisação, a oficina pretende estimular a observação, a imaginação e a reflexão sobre os acontecimentos do cotidiano.
Edson Araújo Lima é ator, diretor, autor teatral e poeta. Coordenou atividades de teatro em diversos projetos culturais e socioeducativos, como o Recreio nas Férias e o Escola Aberta.

OFICINA CULTURAL AMÁCIO MAZZAROPI

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO MATCH DE IMPROVISAÇÃO (bem legal, heim!!!)
Coordenação: Tereza Gontijo. 
17 a 28/10 – segundas a sextas-feiras – 14h às 17h.
Público: atores, estudantes de Teatro, bailarinos, palhaços e improvisadores, a partir de 15 anos.
Inscrições: 8/8 a 7/10.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Com base na metodologia de Viola Spolin e Keith Johnstone, pretende-se trabalhar a prática da improvisação, desenvolvendo no participante a espontaneidade e a criatividade.
Tereza Gontijo é formada em Teatro pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, de Belo Horizonte. Ganhadora do prêmio FEMSA 2011, na categoria Atriz Revelação, por O Bobo do Rei, espetáculo que conquistou o prêmio coletivo de Melhor Elenco pela APCA em 2011.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

SERIADOS DE TV: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE FERNANDO BONASSI 
Coordenação: Fernando Bonassi.
24/10 – segunda-feira – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de Cinema, dramaturgos, escritores e roteiristas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 24/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
50 vagas.

O foco do encontro será o processo de criação de Bonassi, com relatos de sua experiência em séries e roteiros de televisão. A mediação com o público será feita por Drica Lopes, coordenadora da oficina Roteiro de Seriado Televisivo.
Fernando Bonassi é escritor, roteirista, dramaturgo e cineasta, com inúmeros livros e contos publicados no Brasil, França, Alemanha e Estados Unidos. É formado em Cinema pela ECA-USP. Entre seus créditos de roteirista, estão os filmes: Os matadores e Carandiru, e as séries: Mundo da lua e Força-tarefa.

LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA 
Coordenação: Vanise Carneiro.
11/10 a 13/12 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores e estudantes de Artes Cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 1/10.
Seleção: carta de interesse, currículo e aula aberta para pré-selecionados (6/10 – quinta-feira – 19h30). 
20 vagas.

O laboratório irá condensar exercícios e princípios fundamentais para o entendimento e o desenvolvimento da atuação para cinema: aquecimento direcionado, tempo e ritmo, ampliação da escuta e valorização do silêncio e do olhar.
Vanise Carneiro é atriz de teatro e cinema, diretora e educadora. Conquistou prêmios de Melhor Atriz nos festivais de cinema de Brasília, de Gramado e do Ceará. Formada em Artes Cênicas, desenvolveu a pesquisa “Atuação em cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem”.

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA: CRIAÇÃO COREOGRÁFICA 
Coordenação: Tatiana Melitello.
4/10 a 29/11 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h30.
Público: bailarinos e atores, a partir de 16 anos.
Inscrições: 5/8 a 29/9.
Seleção: carta de interesse e currículo breve.
25 vagas.

A oficina tem como ponto de partida a reestruturação corporal e o estudo do movimento por meio de técnicas e métodos provenientes do Pilates, Lian Gong, balé, dança moderna e contemporânea.
Tatiana Melitello estudou no Estúdio Nova Dança e no Henny Jurriëns Stichting Foundation, de Amsterdã. Criou os solos de dança A troco, Alvéolos e Temporários escapes. Integrou o Núcleo Artérias, como intérprete-criadora, nos espetáculos Por que nunca me tornei um dançarino (prêmio APCA 2004) e Fronteiras móveis (prêmio APCA 2008).

OFICINA: O CORPO DO INTÉRPRETE 
Coordenação: Ricardo Iazzetta.
18/10 a 8/12 – terças e quintas-feiras – 15h30 às 17h30.
Público: bailarinos e atores, a partir de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 13/10.
Seleção: carta de interesse e currículo resumido.
25 vagas.

A oficina tem como objetivo instrumentalizar o intérprete-criador para que ele possa enriquecer a reflexão e a prática em seus processos criativos, a partir de conceitos como: respiração como eixo, consciência do movimento, centro energético e gravitacional e suas potencialidades, pulso e repouso.
Ricardo Iazzetta é diretor, coreógrafo e bailarino, formado pela The Juilliard School of New York. Pesquisa os fundamentos da dança moderna e, com o mestre Liu Chi Ming, as artes marciais chinesas. Codiretor da Key Zetta e Cia.

OFICINA: A PRÁTICA DO TEATRO AUTORAL 
Coordenação: Adriana Azenha.
3/10 a 30/11 – segundas e quartas-feiras – 14h às 17h.
Público: atores amadores e profissionais; estudantes de Teatro.
Inscrições: 8/8 a 24/9.
Seleção: carta de interesse e aula aberta (28/9 – quarta-feira – 14h). 
20 vagas.

Por meio de vivência prática, a oficina propõe a reflexão sobre o papel do intérprete na criação de um espetáculo, com ênfase nas escolhas do ator-criador em cena, estimulando a produção de um teatro autoral.
Adriana Azenha é atriz, diretora, dramaturga e professora de Teatro. Autodidata e formada no palco, estudou com os diretores Regina Galdino, Gerson Steves e André Garolli. Como criadora e diretora da Cia. Azenha de Teatro, realizou as peças A bomba anatômica e Garden now, entre outras.

CICLO DE ESTUDOS: LINGUAGEM SIMBÓLICA E CRIAÇÃO
Coordenação: Marcelo Bartz.
5 e 26/10 e 16/11 – quartas-feiras – 16h às 17h.
Público: participantes do Projeto Cia. Azenha de Teatro.

Marcelo Bartz acompanhará periodicamente o Projeto Cia. Azenha de Teatro e, para fundamentar os processos de criação das oficinas, coordenará três encontros voltados ao estudo da linguagem simbólica e arquetípica.
O psiquiatra e psicoterapeuta junguiano Marcelo Bartz é interessado na aplicação de recursos artísticos para finalidades terapêuticas. Coordenou, por dois anos, a oficina de arte-terapia no Hospital da Penitenciária do Estado e orientou o grupo de atividades cênicas do Espaço Terapêutico Artecendo.

*"Vamu estudá", minha gente!!!